Começa hoje programação artística da “Semana de Artes de São Tomé de Paripe”

      



Durante sete dias, desta segunda a domingo, 18 a 24 de fevereiro, a “Semana de Artes de São Tomé de Paripe” transforma o bairro em palco para uma programação gratuita protagonizada por artistas, grupos e mestres da cultura da própria região. A Praça de São Tomé de Paripe receberá 40 atrações selecionadas pela curadoria do projeto através de um mapeamento que contabilizou 75 inscrições, compondo uma mistura de música, teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais, artesanato, manifestações populares, identitárias e folclóricas.

 

A manhã desta segunda-feira já foi marcada pelo “Mutirão de Limpeza”, ação de conscientização socioambiental, reunindo pescadores e comunidade da Praia de Tubarão, num movimento de preservação da bela orla do bairro.

 

A abertura oficial da “Semana de Artes” acontece nesta noite, a partir das 18h, com o ato de lançamento, música instrumental de Bruno Michel Trio, Boi Bumbá Estrela Alto do Tororó, homenagens a personalidades da cidade e a lideranças locais, além de apresentação de Paulinho Santos.

 

De terça a domingo, as performances se dão das 17h às 21h, enquanto ficarão montadas as exposições de artes visuais e artesanato, que ficam abertas à visitação diariamente no local até o fim do evento. No dia 19, estão na grade Agô Capoeira, bloco carnavalesco Dana Dana de Coutos, Tribo da Paz, Breno Carvalho e Erlen City. Na quarta, 20 de fevereiro, é a vez de teatro de bonecos com Natan Silva e Luciano Sandees, Coral Mãos Brilhantes Kids, teatro de bonecos Remídio, a peça teatral “Mamãe, Vovô Chegou” e o grupo infantil Maresom. Na quinta, 21, tem canto lírico com Brenda Cruz, apresentação de trabalho produzido na Oficina de Literatura, Mateus Angeles, A Corda Samba de Roda e Naiara Viana. Já na sexta, dia 22, haverá recital de poesia com Marina Lima e apresentações de Contenção 33, Ballet EAD – Equipe Amantes da Dança, Squad of Dance e Baianitude.

 

No final de semana, a escalação aumenta de cinco para seis atrações por noite. No sábado, o público assistirá à performance “Interditado”, apresentação das baianas, grupo A Molekada, Filadelfia Roots, DJ Galiza e Daniel Sedução. Para fechar, no domingo, 24 de fevereiro, capoeira Angoleiros do Sertão, Recyta Samba, Sidronio Team, recital de poesia com Morganna Lobo e Davi Assunção, DJ Lobu e Van Black.

 

A “Semana de Artes de São Tomé de Paripe” tem patrocínio da M. Dias Branco e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Enter Projetos Socioculturais e Esportivos, a Propono Consultoria Cultural e a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos.

 

Oficinas – A “Semana de Artes de São Tomé de Paripe” começou com um final de semana de imersão dedicado a oficinas, realizadas em 15 e 16 de fevereiro, gratuitamente, no Colégio Estadual João Caribé. Foram seis turmas abertas a todo o público interessado, ministradas por profissionais de grande experiência e prestígio em suas áreas: “Audiovisual”, com José Araripe Jr.; “Canto”, com Sandra Simões; “Dança Moderna”, com Cristiane Pinho; “Grafitti”, com Denissena; “Literatura”, com Lindomar Pires; e “Produção Cultural”, com Paulo Benevides.

 

Nos próximos dias, outras quatro oficinas serão oferecidas, três delas para alunos de escolas da região. Nesta terça, “Teatro”, com Fabrício Torres, e “Teatro de Bonecos”, com Lauro e Láudio Dourado, vão contemplar crianças e jovens do Colégio Estadual João Caribé. Em “Arte e Consciência Ambiental”, Jaira Celeste, Rosângela Lima e Reinaldo Jorge vão compartilhar conhecimentos em dois colégios do bairro: no dia 20, na Escola Municipal Fernando Presídio, e no dia 21, novamente no Colégio Estadual João Caribé. Já a oficina “Cultura da Pesca Artesanal”, aberta ao público, terá como facilitadores Natanael Ferreira e Reinaldo Jorge, na Associação de Pescadores e Marisqueiras (Praia de Tubarão), na sexta, 22 de fevereiro, às 8h.

 

M. Dias Branco – Com mais de 60 anos de história e presença em todo o país, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede na cidade de Eusébio, no Ceará, é uma das maiores empresas brasileiras do setor alimentício, sendo líder no mercado de massas e biscoitos do Brasil. Em relação ao mercado mundial, a empresa é a sexta maior na categoria de massas e a sétima maior na categoria de biscoitos. Estas conquistas são possíveis porque a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade na produção de seus alimentos. Além disso, investe também constantemente na capacitação de seus colaboradores, pois acredita que eles constituem o mais importante elemento para a geração de riquezas e mudanças sociais. A M. Dias Branco conta com mais de 20 mil colaboradores distribuídos em suas 15 unidades industriais e suas diversas unidades de Comercialização e Distribuição, estrategicamente localizadas em todas as regiões do País. Suas marcas são sinônimos de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor.

 

SEMANA DE ARTES DE SÃO TOMÉ DE PARIPE

Quando: 16 a 24 de fevereiro de 2019

PROGRAMAÇÃO TOTALMENTE GRATUITA

 

= Final de semana de Oficinas

“Audiovisual”, com José Araripe Jr.

“Canto”, com Sandra Simões

“Dança Moderna”, com Cristiane Pinho

“Grafitti”, com Denissena

“Literatura”, com Lindomar Pires

“Produção Cultural”, com Paulo Benevides

Onde: Colégio Estadual João Caribé

Quando: 16 e 17 de fevereiro de 2019 (sábado e domingo), 8h às 17h

 

= Mutirão de Limpeza

Onde: Ponto de encontro na Associação de Pescadores e Marisqueiras

Quando: 18 de fevereiro de 2019 (segunda-feira), a partir das 6h

 

= Abertura oficial da “Semana de Artes de São Tomé de Paripe”

Onde: Praça Moema Medrado (Praça de São Tomé de Paripe)

Quando: 18 de fevereiro de 2019 (segunda-feira), 18h às 21h

Música instrumental com Bruno Michel Trio

Boi Bumbá Estrela Alto do Tororó

Homenagens a personalidades da cidade e a lideranças locais

Paulinho Santos

 

= Programação artística

Onde: Praça Moema Medrado (Praça de São Tomé de Paripe)

Quando: 19 a 24 de fevereiro de 2019 (terça a domingo), 17h às 21h

Diariamente

Exposições de artes visuais e artesanato

Dia 19 (terça)

Agô Capoeira

Bloco carnavalesco Dana Dana de Coutos

Tribo da Paz

Breno Carvalho

Erlen City

Dia 20 (quarta)

Teatro de Bonecos com Natan Silva e Luciano Sandees

Coral Mãos Brilhantes Kids

Teatro de Bonecos Remídio

Peça teatral “Mamãe, Vovô Chegou” 

Grupo infantil Maresom

Dia 21 (quinta)

Canto lírico com Brenda Cruz

Apresentação do trabalho produzido na Oficina de Literatura da Semana de Artes

Mateus Angeles

A Corda Samba de Roda

Naiara Viana

Dia 22 (sexta)

Recital de poesia com Marina Lima

Contenção 33

Ballet EAD – Equipe Amantes da Dança

Squad of Dance

Baianitude

Dia 23 (sábado)

Performance “Interditado”

Apresentação das baianas

Grupo A Molekada

Filadelfia Roots

DJ Galiza

Daniel Sedução

Dia 24 (domingo)

Capoeira Angoleiros do Sertão

Recyta Samba

Sidronio Team

Recital de poesia com Morganna Lobo e Davi Assunção

DJ Lobu

Van Black

 

= Oficina “Teatro”, com Fabrício Torres + Oficina “Teatro de Bonecos”, com Lauro e Láudio Dourado

Onde: Colégio Estadual João Caribé

Quando: 19 de fevereiro de 2019 (terça-feira), turno matutino

Atividades voltadas aos alunos da escola

 

= Oficina “Arte e Consciência Ambiental”, com Jaira Celeste, Rosângela Lima e Reinaldo Jorge

Onde: Escola Municipal Fernando Presídio

Quando: 20 de fevereiro de 2019 (quarta-feira), turno matutino

Onde: Colégio Estadual João Caribé

Quando: 21 de fevereiro de 2019 (quinta-feira), turno matutino

Atividade voltada aos alunos das escolas

 

= Oficina “Cultura da Pesca Artesanal”, com Natanael Ferreira e Reinaldo Jorge

Onde: Associação de Pescadores e Marisqueiras (Praia de Tubarão)

Quando: 22 de fevereiro de 2019 (sexta-feira), 8h