Projeto harmoniza vinho com menu exclusivo

      



Vino Veritas, o mais novo projeto da Casa di Vina, elaborado para quem aprecia uma noite gastronômica regada a um bom vinho, vai acontecer todo penúltimo sábado do mês, a partir do dia 23 de março, às 20h, na varanda da casa que foi do poetinha Vinicius de Moraes, em Itapuã. Na noite de estreia, a vinícola convidada é a gaúcha Torcello, que lançará o vinho Casa di Vina, criado especialmente para o restaurante e já carinhosamente apelidado de vinho poético da Torcello. O lançamento vai contar com a presença de Rogério Valduga, sommelier e proprietário da vinícola que, em Salvador, é exclusiva da Casa di Vina.

A ideia é oferecer ao público um jantar harmonizado com o melhor do vinho nacional e internacional acompanhado sempre de um menu especial à la carte. Inspirado na expressão “in aqua sanitas, in vino veritas”, o projeto sugere que a saúde se encontra na água, mas a verdade e a liberdade, no vinho. A cada edição, uma nova vinícola e um novo menu, criado pela chef Maria dos Santos, serão apresentados aos clientes, que precisarão reservar mesa, já que o cardápio e os vinhos são selecionados exclusivamente para cada noite.

“Com este projeto, queremos mostrar ao público baiano que o vinho nacional tem qualidade e deve ser mais valorizado. Ainda há procura por vinhos estrangeiros no restaurante, mas tem crescido, na Bahia, o consumo do vinho de uma forma geral, inclusive o nacional”, garante o sócio e responsável pela carta de vinhos da Casadi Vina, Stefano Bof.

As vagas para o Vino Veritas são limitadas e as reservas devem ser feitas pelo 71 3014.8730. O jantar com vinhos, couvert, entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa sai por R$ 169 por pessoa, incluindo água com gás ou sem. O pagamento de 10% pelo serviço é opcional.

Casa di Vina - Construída nos anos de 1970 em frente ao mar de Itapuã, a casa onde Vinicius de Moraes e a atriz baiana Gessy Gesse viveram sua história de amor é hoje o premiado restaurante Casa di Vina (rua Flamengo, 44, farol de Itapuã) que, além de comida mediterrânea e baiana, oferece também uma programação cultural animada. Tem o memorial onde estão expostos objetos que pertenceram ao poetinha e que podem ser visitados pelo público de segunda a sábado, das 12h às 23h30, e domingo, das 12h às 22h, com entrada gratuita.

Com curadoria da atriz e sócia Luisa Proserpio, tem também o projeto musical Noite di Vina, em que um artista diferente se apresenta na casa todo último sábado do mês. Já passaram por lá, Mariene de Castro, Xangai, Ganhadeiras de Itapuã, Cláudia Cunha, Gereba e Divina Valéria, dentre outros. Tudo isso acompanhado por uma gastronomia criada especialmente para os frequentadores do restaurante.

Torcello – Fundada no ano 2000, a vinícola tem como principal objetivo desenvolver um projeto de elaboração de vinhos de elevada qualidade no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). A ideia é aproveitar as excelentes condições geológicas e climáticas da região, respeitando, ao mesmo tempo, a história, a riqueza e o ambiente natural e único do Vale.

Seu nome lembra uma pequena ilha italiana, próxima à Veneza e, atualmente, a Torcello conta com uma gama de 15 produtos, entre vinhos finos tintos, brancos, rosés, espumantes e sucos de uva. A quantidade de garrafas elaboradas por ano é limitada e exclusiva, girando em torno de 20 mil unidades do tinto, 15 mil de espumantes e 60 mil de sucos de uva. Os outros produtos são elaborados apenas em anos específicos, já que é preciso levar em consideração a disponibilidade e a qualidade das uvas.

“Raramente, um vinho é fruto do acaso, a experiência nos leva a crer que ele reflete a natureza da terra que o viu nascer e é a expressão de quem o produz. Fazer brilhar todo o potencial natural, bem como sua história, cultura e religiosidade, deixadas no Rio Grande do Sul pelos nossos antepassados, nos motiva a criar e reinventar cada vinho, e isto é muito mais do que um trabalho, é um estado de espírito”, narra Rogério Valduga.

 

Serviço:

O quê: Vino Veritas

Quando: 23 de março às 20h

Onde: Casa di Vina - rua Flamengo, 44, farol de Itapuã – casa de Vinicius de Moraes

Valor: R$ 169 por pessoa

vendas: 71 3014.8730