Vânia Galvão assume pasta da Educação de Lauro de Freitas

      



Lauro de Freitas foi escolhido pelo Governo do Estado para ser polo inovador da educação. O anúncio foi uma das boas notícias que pontuaram a transferência de cargo e posse da nova secretária de Educação do município, Vânia Galvão, no sábado (30), no Colégio Dois de Julho, na Itinga. A nova gestora substitui o educador Paulo Gabriel Nacif, ex-reitor e professor titular da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB)

A cerimônia de posse, abrilhantada pela Filarmônica Unissons, foi presidida pela prefeita Moema Gramacho, com participação de autoridades estaduais e municipais, parlamentares e todo o seu secretariado. Para um auditório lotado de profissionais da educação e lideranças, a prefeita destacou a atuação do professor Paulo Gabriel. “Mesmo diante das dificuldades da política educacional no Brasil, Paulo Gabriel conseguiu implementar ações inovadoras no município, deixando um caminho pavimentado”, enfatizou.

Em seguida, apresentou a nova secretária. “Compondo agora o nosso quadro de mulheres, Vânia assume o legado com competência afirmada na sua trajetória profissional e política” enfatizou sob aplausos. Moema destacou ainda os compromissos que serão assumidos pela secretária: ampliar a educação de tempo integral, fortalecer as ações do Cidade Educadora e valorizar o corpo docente da rede municipal de ensino.

Ativista dos movimentos em defesa de uma educação pública de qualidade, Vânia Galvão assume cercada de expectativas e grandes desafios. “Estamos diante de um governo que quer extinguir o Fundeb, um fundo de manutenção criado pelo governo Lula que assegurou o desenvolvimento da educação básica e da valorização dos docentes. Acredito que a revolução da educação começa quando damos valor ao trabalho dos professores e pensamos o ensino a partir de projetos pedagógicos consistentes” considerou.

Paulo Gabriel volta ao corpo docente da URFB e assume comando de programas no Governo do Estado. O professor descreveu a honra de ser substituído por Vânia Galvão, a quem atribui contribuição de saberes a sua trajetória. “A educação de Lauro de Freitas está em boas mãos. Isso porque o município tem uma gestora que pensa de forma estratégica em prol da construção social democrática. A partir de Lauro de Freitas, que pensa a educação respeitando suas identidades territoriais, o Brasil pode recuperar sua força” citou Paulo sobre o município como exemplo de gestão.

Inovação

O deputado federal Nelson Pelegrino reforçou a informação de que o governador Rui Costa elegeu Lauro de Freitas para sediar um projeto piloto de inovação que irá transformar a qualidade da educação. A implantação de um planetário no município em parceria com a UFBA foi outra boa notícia anunciada pela nova gestora da Semed.

Confiante de que a secretária Vânia Galvão traz grande contribuição para a educação do município, Valdir Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (Asprolf), reafirmou o diálogo constante com a Semed, destacando o foco na qualidade de ensino.

A cerimônia contou ainda com a presença das deputada Olívia Santana e Maria Del Carmen, do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cesar Lisboa e do reitor da Universidade Federal da Bahia João Carlos Salles.

Defensora dos direitos humanos e da educação, Vânia atuou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e teve participação ativa na reforma universitária. Foi vereadora por três mandatos em Salvador, além de ter sido dirigente sindical em emtidades de trabalhadores das universidades federais brasileiras. Estas atuações a colocaram no circuito de proximidade do desenvolvimento educacional de Lauro de Freitas.