Alexandre Leão é o convidado especial do projeto Samba na Varanda, no dia 7

         



Programão pra quem não é ruim da cabeça, nem doente do pé: no próximo domingo, 7 de abril, o Centro Cultural Samba na Varanda terá como convidado especial o premiado cantor e compositor Alexandre Leão.

Um dos mais talentosos músicos de sua geração, Alexandre vai apresentar um repertório selecionado especialmente para a ocasião, mesclando músicas autorais com clássicos do gênero, adequados para o formato roda de samba.

O projeto é uma celebração do mais importante gênero musical brasileiro e foi concebido por Edil Pacheco – ele próprio um sambista de alto quilate –, que transformou um imóvel no Imbuí em espaço cultural, onde vêm se encontrando sambistas e apreciadores do samba em animadas domingueiras.

Por lá, já passaram como convidados especiais Juliana Ribeiro, Nélson Rufino, Dora Vergueiro, Roberto Mendes, Lazzo Matumbi, Gerônimo, Zelito Miranda, o maestro Fred Dantas, Margareth Menezes e Armandinho. Nem todos rigorosamente sambistas, é claro. Mas, como explica Edil, “o objetivo do projeto é a valorização da MPB em todas as suas vertentes, embora com destaque para o samba”.

A domingueira de 7 de abril terá ainda a animação da banda Cor do Brasil – formada por Du Marques (violão de sete cordas), Lazinho do Banjo (cavaquinho), Cicinho de Assis (acordeon), Esquerdinha (pandeiro), André (percussão), Régis (surdo) e Ivan Solon (repique de mão).

Além deles, se apresentarão ainda o anfitrião Edil Pacheco, o cantor e compositor feirense Beto Pitombo e quem mais quiser cantar e tocar. Afinal, na roda de samba formada em torno de uma grande e centenária mesa de madeira de lei resgatada e trazida por Edil de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, sempre cabe mais um.

Os frequentadores espalham-se por mesas dispostas no amplo terreiro, à sombra das mangueiras. “Samba tem tudo a ver com espaço aberto, não casa bem com área climatizada”, alega Edil. “E o espaço é gostoso, bom pra quem quer sambar”, garante.

A festa começa às 13h e vai até o final da tarde, com rodadas de cerveja, comidinhas regionais e pausas entre as apresentações para o bate-papo.

 

SERVIÇO:

Data: 7 de abril de 2019.

Horário: das 13h até o final da tarde.

Local: Centro Cultural Samba na Varanda.

Endereço: Rua Pituaçu, 21 (transversal da Avenida Jorge Amado), no Imbuí.

Couvert: R$ 20 (primeiro lote, até a véspera) e R$ 25 (no local, antes das apresentações)