Coluna Nordeste Econômico

         



Por André Lubambo
Piauí ganha sua primeira unidade do Grau Técnico
Maior rede brasileira de franquia de cursos técnicos, o Grau Técnico inaugurou oficialmente, no último dia 1º de abril, sua primeira unidade no Piauí. A capital do Estado, Teresina, ganha uma escola no Centro da cidade com capacidade para 2.500 mil alunos. Estão sendo ofertados os cursos de administração, enfermagem, eletrotécnica e radiologia, cujas vagas já estão sendo reservadas restando ainda menos de 900 disponíveis. A previsão é de que a partir de junho também sejam oferecidos cursos de análises clínicas e radiologia.

Aguardada com bastante expectativa, a unidade de Teresina do Grau Técnico fica em uma excelente localização, na Avenida Álvaro Mendes, bem no Centro da capital piauiense. A população teresinense passa a ter a oportunidade de vivenciar um premiado projeto de educação que é sucesso em todas as regiões do País e que possui uma alta taxa de empregabilidade na faixa de 75% de alunos e ex-alunos.

Para o empreendedor Eduardo Henrique Menezes Caldas, o Grau Técnico tem o perfil de um modelo de escola que a cidade estava precisando. “Quando conheci o projeto do Grau Técnico fiquei maravilhado”, lembra. “Temos um produto excelente e que cresce exponencialmente. Vi que Teresina – que é uma cidade onde morei toda minha adolescência – não tinha”, conta. “Vender educação é muito nobre e prazeroso. E muito mais no Brasil, país que necessita tanto de qualificação profissional”, explica o empresário.

Em tempo: pelo sexto ano consecutivo, o Grau Técnico, maior rede de franquia de cursos técnicos do Brasil, foi contemplada com o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em sua 29ª edição, o Selo de Excelência em Franchising (SEF) reconhece a qualidade e excelência da empresa e sua atuação como franqueadora, além de estimular a melhoria de seu desempenho valorizando as melhores práticas e o profissionalismo das redes que atuam no setor npor meio de uma rica e completa pesquisa de performance. Ano a ano, o SEF vem refletindo o quanto as redes de franquia no Brasil têm se desenvolvido buscando alcançar a excelência em suas operações e na relação com seus franqueados.


Serviço

Unidade Teresina Centro do Grau Técnico – Avenida Álvaro Mendes, 1.680, Centro, Teresina (PI). Fones: (86) 3305-7100. WhatsApp: (86) 99833-0555. E-mail: teresinacentro@grautecnico.com.br; Facebook: facebook.com/grautecnicoteresina; Instagram: @grautecnico_teresina

 

Microfranquia de alimentação saudável com conceito sustentável quer conquistar o Nordeste


Criada por empresárias que estão há mais de 10 anos no mercado, a Light Food Way prioriza alimentos naturais, sabor e qualidade

 

A ideia de substituir o conceito de spa, já que muitas pessoas não disponibilizam de tempo e dinheiro para ficar dias hospedadas nesses locais, fez com que as sócias Karla Nadir e Marcela Gattaz criassem a Light Food Way. A rede oferece uma gama de alimentos saudáveis, naturais, orgânicos, diet, light, sem glúten, sem lactose, produtos integrais e a granel, molhos e temperos. Com mais de 20 unidades presentes em seis Estados brasileiros, a rede é ideal para quem busca praticidade e economia ao mesmo tempo em que se preocupa com a saúde e qualidade de vida e em ter bons hábitos alimentares.

“A procura por alimentação saudável em números de pesquisa vem aumentando de maneira rápida porque as pessoas estão se cuidando muito mais e procurando se prevenir de doenças. A Light Food Way vem para possibilitar esse desejo da população com qualidade e valor acessível”, explica Marcela.

A marca viabiliza um estilo de vida saudável possibilitando uma boa alimentação por meio de um cardápio elaborado de maneira consciente e sustentável, priorizando alimentos naturais, sabor e qualidade, oferecendo mais de 50 tipos de pratos, entre eles o Kit Detox, a Alimentação Completa, o Box e o Almoço Light. Os produtos são totalmente naturais, livres de conservantes e podem ser congelados. O valor por refeição gira entre R$ 12 e R$ 28 e os pedidos podem ser feitos por telefone e entregues por meio de delivery ou indo até a unidade mais próxima nas lojas físicas.

A Light Food Way também prioriza a sustentabilidade e utiliza canudos de macarrão – ideia da franqueada da unidade Verbo Divino em São Paulo, que foi abraçada por toda a rede –, encaminha suas embalagens para a reciclagem (considerando que o franqueado é obrigado a realizar parcerias com cooperativas). Para isso, o cliente que devolve a embalagem higienizada recebe desconto na próxima compra que realizar.

Criada em 2013, a Light Food Way entrou para o franchising em 2016 e seu faturamento hoje gira em torno de R$ 1 milhão. Microfranquia, a rede tem baixo valor de investimento, para quem deseja se tornar franqueado, é necessário investir a partir de R$ 59.900. Entre os diferenciais, está o fato de ser uma marca que oferece pratos desenvolvidos sob medida; ter livro de receitas próprio; exclusivo mix de produtos com muitas opções de pratos; soluções saudáveis, balanceadas e leves, com muito sabor e que aumentam a produtividade e lucratividade do franqueado.

“Somos uma empresa com diversidade de pratos saudáveis, hipossódicos, hipocalóricos, sem glúten, sem lactose, detox e que está dentro dos padrões adequados de vigilância sanitária, além do excelente custo-benefício”, aponta Marcela.

Este ano, a Light Food Way quer finalizar com 50 unidades. “Temos a missão de massificar a oportunidade de uma vida saudável ao grande público com novos conceitos de qualidade, segurança e garantia por meio de unidades padronizadas para o bom atendimento e aperfeiçoamento dos serviços prestados”, finaliza a fundadora da marca.


Para mais informações, acesse: http://www.lightfoodway.com.br/

 

Ficha de investimento Light Food Way

Investimento inicial: a partir de R$ 59.900

Capital de giro: 20% do valor do investimento

Taxa de franquia: R$ 24.900

Taxa de royalties: R$ 500, nos três primeiros meses, e R$ 1.000, a partir do quarto mês

Taxa de publicidade: isento

Faturamento médio mensal da unidade: R$ 40.000

Lucro médio mensal: cerca de 25%

Prazo de retorno: até 12 meses

Número médio de funcionários por unidade: 2 (dois), além do terceirizado de entrega

Área da unidade: mínimo de 50 m²

Prazo de contrato: 5 (cinco) anos

E-mail de contato: expansão@lightfoodway.com.br

Telefone: (17) 98122-2277