Prefeitura firma parceria com universidades para enfrentar chuvas

         



"Encontro com as Universidades - O Saber e as Ações de Defesa Civil" foi o tema do evento, promovido pela Codesal, na tarde desta quarta-feira (10), no auditório do Teatro Gregório de Mattos. Na ocasião, foram apresentados o o painel "Universidade x Defesa Civil x Desenvolvimento Urbano" e os trabalhos resultantes do Convênio de Cooperação Técnica e Científica, celebrado em novembro de 2017, entre a Prefeitura e as instituições de ensino superior Área I, Ruy Barbosa, UCSal, Unifacs, Unijorge e Uninassau.

As universidades atuam, por meio de competência acadêmica, em áreas de ocupação precária, caracterizadas por situação de risco, cabendo à Codesal o apoio necessário à consecução dos objetivos do acordo com o apoio das Prefeituras-Bairros.

Ao abrir o evento, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, agradeceu o “empenho das instituições no esforço de criar mecanismos de aprovação rápida e que assegurem projetos elaborados para atender a famílias de baixa renda de Salvador e também às Prefeituras-Bairro, ao oferecerem apoio logístico a alunos e professores”.

Resiliência - O secretário de Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga agradeceu à colaboração das instituições de ensino superior com a Defesa Civil e lembrou que, quando atual gestão municipal decidiu investir na Codesal, com o objetivo de fazer de Salvador uma cidade mais preparada para enfrentar os transtornos climáticos, “seguiu uma rota diferente do Rio de Janeiro”, cidade que tem sofrido com os efeitos de temporais.

“Adotamos a estratégia de resiliência, considerando as alterações dos padrões do clima, fazendo com que nossa cidade possa responder rapidamente a estes desafios”, disse André Fraga.

Falando em nome das instituições participantes, o chanceler da Unifacs, Manoel Barros, destacou que toda ação universitária deve priorizar o desejo de trabalhar pelo desenvolvimento da Bahia e Salvador. “Este sentimento instalado na vida universitária resulta em cidadão melhores e mais conscientes”.

Projetos - No evento, foram apresentados os projetos das instituições UniRuy, Ucsal, Unifacs, Unijorge e Uninassau desenvolvidos entre 2017 a 2019. Alunos dos cursos de Arquitetura, Engenharia e Serviço Social da Unifacs auxiliam a Defesa Civil na concretização do Plano de Contingência do Centro Histórico de Salvador. A UnyRuy apresentou projetos de intervenção urbana, a exemplo de hortas comunitárias, contenção de encostas, drenagem natural, entre outros, na comunidade de Vila Tiradentes.

Estudantes da Ucsal atuam em projetos destinados aos Trabalhos de Conclusão de Curso de Engenharia, realizados no bairro de Cassange, dentro do convênio de cooperação. Foram apresentados projetos de instalação de usina de energia solar fotovoltaica em creches, de eficientização de iluminação na Escola Raimundo Lemas Santana e sobre o uso de espectrorradiômetro para classificação da pavimentação e análise de patologias.

A parceria com a Unijorge se sustentou no desenvolvimento habitacional, urbano e ambiental na comunidade de Novo Horizonte, onde a instituição desenvolve suas atividades com o objetivo de prevenir desastres naturais e prover assistência às famílias de baixa renda, a exemplo do projeto de recuperação do talude. Alunos da Uninassau desenvolveram projetos na área de avaliação de risco nas comunidades de Moscou I e II, no bairro de Castelo Branco.