Coluna Nordeste Econômico

         



Por André Lubambo
Marca do segmento de beleza e perfumaria projeta expansão de operações no Sul e Sudeste e presença em todos os Estados brasileiros

O mercado da beleza e de cosméticos segue em expansão no Brasil. A força do setor vem sendo demonstrada nos últimos anos com crescimento econômico mesmo em períodos de crise. Um desses exemplos de rentabilidade e expansão é a rede de franquias Yes! Cosmetics, que pretende abrir mais 60 lojas este ano em diversos Estados do País. No último ano, o faturamento da rede cresceu mais de 60%.
 
Com investimento inicial de R$ 105 mil e rentabilidade de 15%, a Yes! Cosmetics se tornou uma franquia atraente e lucrativa para quem deseja abrir o próprio negócio. O faturamento médio é de R$ 60 mil por unidade. No modelo de franquia, a marca conta com duas opções de negócios: quiosque e loja. “Com design inovador e ultramoderno, as unidades da Yes! Cosmetics são coloridas e convidativas favorecendo a experimentação dos produtos e, consequentemente, aumentando as vendas”, comenta o gerente de marketing, Tiago Araújo.
 
Para os franqueados, o sucesso da Yes! tem justificava pela confiança na marca e a satisfação com o suporte oferecido, além da excelente rentabilidade. O acompanhamento conta com uma equipe de especialistas no varejo, que está sempre preparada e atenda para atender o fraqueado em todos os aspectos. “Nós acompanhamos de perto todas as unidades, o desenvolvimento da operação e, assim, orientamos nos caminhos necessários para a loja obter sucesso. Estar perto do franqueado e auxiliar na gestão da franquia são pontos que não abrimos mão, afinal nosso objetivo enquanto franqueadora é que nosso cliente possa alavancar cada vez mais as suas vendas e garantir o sucesso do modelo de negócios da Yes! Cosmetics”, afirma o diretor de Franquias e vice-presidente da empresa, Felipe Espinheira.
 
A Yes! Cosmetics atualmente conta com mais de 90 unidades, entre lojas próprias e franqueadas, espalhadas pelo Brasil. "O ano de 2018 foi muito positivo para nós da Yes! Cosmetics. Tivemos um crescimento de mais de 32% da nossa rede de franquias e estamos presentes em 19 unidades federativas. Agora, o nosso foco é estar em todos os estados brasileiros e ampliar ainda mais o acesso dos nossos clientes aos nossos produtos”, completa Espinheira.
 
Quiosques - Os quiosques têm retorno estimado no período de 18 a 24 meses e o grande diferencial deste modelo é a mobilidade, podendo ser facilmente realocado em outro espaço (possuem somente 7 m²). Os quiosques ainda incluem um camarim para que as consumidoras se sentam especial, transformando o momento de compras em uma experiência muito agradável.
 
Lojas - As lojas contemplam um bom espaço físico (a partir de 20 m²), com camarim e locais para exposição de produtos. Elas projetam retorno de 24 a 32 meses e podem ser instaladas em áreas de comércio de rua, além de shoppings e centros comerciais, ampliando a clientela atendida.
 
Qualidade e inovação - A Yes! Cosmetics é uma empresa nacional de cosméticos em atuação desde 2000. O ponto de partida foi o sonho de três sócios: Cândido Espinheira, Felipe Espinheira e Ketty de Jesus, com apenas 12 deo colônias e 15 cores de batons. Hoje são cerca de 300 itens, entre perfumaria, produtos de higiene pessoal, hidratantes corporais maquiagens e acessórios, além de uma linha exclusiva com a apresentadora Sabrina Sato. Tudo com alta qualidade, inovação constante e preços acessíveis para posicionar a marca como uma referência de moda e estilo.
 
 
Simple Organic chega ao Recife com quiosque no RioMar Shopping
 
Espaço com 9 m² promete influenciar o consumo consciente e a beleza natural sem crueldade animal na região
 
 
A Simple Organic, marca brasileira sustentável e ativista que oferece cosméticos formulados com ingredientes naturais, orgânicos, veganos, cruelty-free e sem gênero certificados pela Ecocert e Peta (Peta-Approved Vegan e Cruelty-Free), inaugura seu primeiro quiosque no Recife. Com 9 m², a nova operação de beleza, comandada pelas franqueadas Manoela Souza e Mariana Fragoso, está localizada no RioMar Shopping, um dos maiores pontos de encontro da capital pernambucana.
 
No espaço de consumo consciente, os clientes poderão desfrutar o mix completo de produtos, incluindo a linha de maquiagem com blushes, máscara de cílios, delineador, batons, esfoliante labial, pigmentos multifuncionais, iluminador, demaquilante, sérum, entre outros. O portfólio de Wellness, destinado aos cuidados corporais e faciais, também estará disponível.
 
Entre as novidades de plant-based beauty recém-lançadas pela Simple Organic está a mais completa linha para acabamento da pele do universo orgânico com dez tonalidades de base líquida e sete de corretivos sólidos compactos livres de pesticidas e matéria-prima tóxica. Na fórmula, destaque especial para a presença do óleo de copaíba, que auxilia nas inflamações como as causadas por acne, e para o extrato de calêndula e óleo essencial de lavanda, que acalmam e nutrem a pele.
 
Ainda no espaço, o cliente poderá se beneficiar da logística reversa. “Isso quer dizer que 100% do impacto gerado com as embalagens é neutralizado”, sinaliza a fundadora da marca Patricia Lima. Na prática, o consumidor leva as embalagens dos produtos no quiosque, ganha 10% de desconto na aquisição de um novo produto e a Simple Organic se responsabiliza pela reciclagem do invólucro levado. Essa responsabilidade chancela o fato da Simple Organic ter a proposta de sustentabilidade tão presente em seu DNA contribuindo para a geração de menos lixo e contribuindo para uma destinação correta desses elementos.
 
“Somos a primeira franquia de beleza natural a abrir 15 lojas no período de quatro meses. Uma vitória para a marca que nasceu com o intuito de democratizar o acesso a uma beleza limpa e livre de crueldade animal”, celebra a empresária, que vê sua marca disputando o market share com lojas já inauguradas em Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Manaus, Campo Grande e, em breve, São Paulo e Ribeirão Preto.
 
Alternativa - Em um mundo onde tudo é industrializado, artificial e, às vezes, nocivo à saúde, a Simple Organic surge como alternativa para quem quer adotar uma rotina diária de cuidados com a beleza mais leve, natural, correta e sustentável. A marca foi idealizada por Patricia Lima, que é ainda editora-chefe da revista Catarina. Publicação autoral, digital e com impressão sob demanda, engloba o e-commerce para jovens criadores que trabalham com slow fashion.