Deputado estadual Jacó apresenta projeto que institui o Dia do Bode

         



O deputado estadual Jacó (PT) protocolou nesta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa do Estado, projeto de lei que institui o Dia do Bode. Caso seja aprovado, a data será comemorada anualmente, no primeiro sábado do mês de agosto.

As justificativas para a criação do Dia Estadual do Bode, diz o deputado petista, são inúmeras: além de valorizar a cultura sertaneja, e o papel que cumpre esse animal na vida dos baianos, é a região Nordeste a maior detentora do rebanho brasileiro de caprinos: 9 milhões de cabeças.

A Bahia, com 28%, e Pernambuco, com 25,5%, são os estados líderes em efetivos de caprinos, seguidos por Piauí (12,6%) e Ceará (11,6%).

Dentre os 50 municípios com os maiores efetivos de caprinos, 22 são baianos e 20, pernambucanos. Em 2016, Casa Nova continuava apresentando a maior quantidade de animais (4,8% do total nacional), seguido pelas pernambucanas Floresta e Petrolina e a baiana Juazeiro.

"Na Bahia, além da importância econômica, o bode tem um relevante significado na cultura popular, sendo a Festa de Oliveira dos Brejinhos uma das mais destacadas, esse ano na sua 16ª edição", afirma Jacó.