Quinta-feira Santa, ou da Paixão

         



Por Zédejesusbarreto
Talvez a data mais importante da fé católica, a celebração da Santa Ceia, onde, segundo os evangelhos (oficiais), Jesus celebrou a primeira missa e criou o ‘sacrossanto’ mistério da Eucaristia, a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo. É a fé nesse mistério que perpetua a religião católica. O sacrifício de ‘Deus’, transformado em comida e bebida para aqueles que acreditam. E o comem, e o bebem.  Na missa, a hóstia e o vinho consagrados.

 “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e deu aos discípulos dizendo: Tomem; isto é o meu corpo. Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. E lhes disse: Isso é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos”.  E teria dito mais: “Fazei isso em minha memória”  (essa cena e palavras estão narradas nos escritos de Mateus, Lucas e Marcos)

**

  Por metáforas a religiosidade se espalha pela humanidade; com rituais e celebrações litúrgicas as religiões se perpetuam pelos tempos.

 Assim, todos os anos, em cada quinta-feira santa, nos templos católicos do mundo, há celebrações que relembram esses acontecimentos com Jesus em Jerusalém, antiga Judéia, que precederam sua prisão, julgamento, morte e crucificação, até a propalada ressurreição no domingo de Páscoa.

 Pela manhã, a missa do círio pascoal e benção dos santos óleos (usados no batismo, na crisma, na extrema-unção), pela manhã. E, no fim da tarde, a missa do lava-pés.  Na mesma ceia, onde criou a Eucaristia e o Sacerdócio, Jesus teria lavado humildemente os pés de cada um dos seus apóstolos/seguidores mais próximos.

 Depois da ceia, contam as escrituras,  Jesus foi orar no Monte das Oliveiras, onde, traído por um dos discípulos, o Judas Isacariotes, foi preso  e levado a julgamento e supliciado ...  na tarde do dia seguinte, crucificado.

 Esses são os significados da quinta-feira santa, lá se vão mais de  20 séculos, a Cruz como signo, símbolo maior  da cristandade. 

Amém.

------------------------------------
Escritor e jornalista