Goethe-Institut faz festa para apresentar novos residentes

         



O mais novo grupo de artistas internacionais residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia chegou à capital baiana em abril. No dia 17 de maio (sexta-feira), às 19h, uma festa de boas-vindas será realizada na Casa Rosada (Barris), para um encontro em duas vias: para que os recém-chegados tenham um primeiro contato com a comunidade local e para que o público seja introduzido à produção dos quatro recepcionados – a cineasta e artista visual Annika Kahrs (Alemanha), a curadora e artista visual Georgina Maxim (Zimbábue), o compositor Patrick Giguère (Canadá) e o músico e cineasta Segundo Bercetche (Argentina), que apresentarão fragmentos de seus trabalhos. Tudo acontece em meio ao evento “Solte as Bruxas”, com uma escalação de DJs e intervenções performáticas das artistas do coletivo Deslimites, que ocupa e gere a Casa Rosada. Ingressos custam R$ 10 e a classificação indicativa é de 18 anos.

 

Oficialmente inaugurada em novembro de 2016, a Vila Sul é a terceira residência artística no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A sua proposta é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo, genuinamente interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta metade do planeta. Entre 2016 e 2019, 68 artistas e agentes culturais já experimentaram esta oportunidade.

 

Deslimites Mediações Artísticas é um coletivo de artistas que, desde 2014, propõe diversas ações estéticas, cênicas, políticas e formativas, vinculando dança, performance e cinema a discussões transversais de feminismo e a descolonização do saber. Desde 2018, a Casa Rosada é espaço de trabalho, arte, cultura e convivência ocupado pelo grupo, com uma intensa agenda de atividades artístico-culturais, políticas e de (r)existência.

 

Solte as Bruxas: Casa Rosada meets Vila Sul

Quando: 17 de maio de 2019 (sexta-feira), 19h

Onde: Casa Rosada (Travessa dos Barris, 30 – Barris)

Quanto: R$ 10

Classificação indicativa: 18 anos