CAROLINO PROPÕE A CRIAÇÃO DO MEMORIAL DO SAMBA DA BAHIA

      



O vereador Toinho Carolino (Podemos) apresentou um Projeto de Indicação que será encaminhado ao prefeito propondo a criação do Memorial do Samba da Bahia Oscar da Penha (Batatinha). A proposta do edil visa valorizar esse elemento da cultura nacional, originado na Bahia e reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. “O samba nasceu como um canto de alívio contra a opressão do trabalho escravo e pelo resgate da tradição e religiosidade africana manifestada através dos ritos, que conectam com nossos antepassados”, afirmou Carolino.
 
Essa manifestação da arte popular baiana movimenta uma vultosa quantia no segmento musical e representa importante atividade econômica para  artistas e produtores baianos. Para o vereador, “o Samba é a principal expressão da alma do nosso povo na Música Popular Brasileira, e além de criar um espaço para eternizar o valor do samba baiano também homenagearemos o grande sambista Batatinha”. 
 
Autor de mais de cem músicas gravadas por grandes artistas da MPB, o baiano Oscar da Penha se notabilizou por suas composições que retratam o cotidiano e a forma de viver dos brasileiros, sendo considerado um dos maiores sambistas do Brasil. A escolha do nome para ilustrar a Casa do Samba da Bahia tem o objetivo de fortalecer o reconhecimento de Salvador como Cidade da Música.