Hospital São Rafael promove evento gratuito sobre doença renal crônica

         



No último check-up médico, você incluiu a análise dos rins nos exames? Certamente, não. Esses órgãos, que na maioria das vezes são esquecidos pela população, são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, uma vez que, dentre as suas funções, consegue filtrar o sangue e eliminar as substâncias nocivas ao corpo. Mas, quando o cuidado é negligenciado, doenças renais são desencadeadas, podendo, inclusive, levar o indivíduo à morte, em casos mais graves. Dentro deste contexto, o Hospital São Rafael (HSR) vai promover um evento, no dia 7 de junho, para discutir as consequências da doença renal crônica (DRC) associada ao distúrbio mineral e ósseo (DMO). As inscrições são gratuitas e estão abertas para médicos e estudantes.

 

Segundo o nefrologista e coordenador do curso, Marcelo Silveira, a doença renal crônica atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, sendo o maior desafio no tratamento a prevenção de perda óssea e de fraturas, em decorrência da hemodiálise. “Portanto, no evento, especificamente, discutiremos os desafios e perspectivas dessa doença, uma vez que a DMO é caracterizada por anormalidades bioquímicas em cálcio, fósforo, paratormônio (PTH), vitamina D e fator de crescimento de fibroblasto-23 (FGF-23), em alterações em mineralização e crescimento ósseo, além da calcificação extraesquelética”, detalha o médico.

 

A doença renal crônica é silenciosa e sua prevenção está relacionada a estilos e condições de vida. “É fundamental a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia; praticar exercícios; ter uma dieta saudável, sobretudo sem gorduras e industrializados; ter o controle do tabagismo e da bebida alcoólica. Com essas práticas saudáveis, as doenças renais podem ser prevenidas, retardadas e/ou controladas”, reforça o médico, que ainda inclui a ida ao nefrologista nas consultas de rotina.

 

Sobre o evento

Com uma programação que vai das 14 às 18 horas, o evento será realizado no Auditório Luigi Faroldi e contará com a presença de profissionais da saúde de Salvador e de fora da Bahia. “Teremos palestrantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Alagoas, Hospital Cardio Pulmonar e Hospital Ana Nery, Medicina Nuclear e Cirurgia Cabeça e Pescoço, ambos do HSR”, frisa Marcelo Silveira. Aos interessados, as inscrições estão sendo realizadas via e-mail: equipenefrologia@hsr.com.br. As vagas são limitadas.

 

 

Serviço

O quê: Distúrbio Mineral e Ósseo da DRC: Desafios e Perspectivas

Quando: 7 de junho | 14 às 18 horas

Onde: Auditório Luigi Faroldi do Hospital São Rafael

Entrada: Gratuita

Público-alvo: estudantes e médicos

Inscrições: equipenefrologia@hsr.com.br.

Vagas limitadas