Alunos do ensino fundamental da Rede Municipal participam de Teatrinho sobre a importância das frutas

         



Aguçar a curiosidade das crianças sobre a importância das frutas e estimular o consumo delas é a proposta da brincadeira levada a alunos do ensino fundamental da rede municipal. O personagem Inspetor Banana vai a algumas escolas com a missão de convocar todas as crianças para proteger as frutas do Planeta Terra, afinal, elas são fundamentais para a saúde. Logo, o Inspetor envolve as crianças em um clima de mistério e, juntos, além de recordarem as características das frutas, seguem em uma empreitada: identificar e capturar o vilão que estaria tentando levar todas as frutas consigo, o ET. Perdoado, o ET recebe das crianças algumas frutas de presente.

 

Aulas sobre educação alimentar fazem parte do planejamento pedagógico das escolas do munícipio e são desenvolvidas pela equipe de nutricionistas das empresas que atendem a cada unidade escolar. O Teatrinho ocorreu nas unidades com educação fundamental assistidas pelo Grupo LemosPassos, responsável pela produção da refeição escolar em 52 escolas no total. “Além de planejar um cardápio com boa variação nutricional, seguindo todos os pré-requisitos necessários, a gente também quer que as crianças conheçam os alimentos, saibam os benefícios que as frutas, legumes e verduras oferecem à saúde. E nada melhor do que falar disso brincando”, explica Elisa Vasconcelos, nutricionista da LemosPassos.

 

Para as escolas, os cardápios são elaborados em acordo às recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)), considerando a faixa etária dos alunos e tempo de permanência na unidade. “É um trabalho feito em conjunto: LemosPassos, Escola e Município. O feedback da escola também é importante. O cardápio é aplicado após o aval da nutricionista responsável técnica da Prefeitura”, ressalta Vasconcelos.

 

O Grupo LemosPassos é o quarto maior produtor de refeições coletivas do país, segundo o ranking nacional da Associação Brasileira de Refeições Coletivas (ABERC), com mais de 5 milhões de pratos servidos no mês para diversos segmentos. Presente em nove estado brasileiros, atualmente, a empresa fomenta novos mercados na Europa. Além de atender a escolas municipais em Salvador, o Grupo também produz para escolas no interior do Estado.