Juazeiro: Presidente da Câmara lamenta morte de João Gilberto

         



Lembrando da importância de João Gilberto para a música brasileira, o Presidente Alex Tanuri, lamentou profundamente a morte do gênio da bossa nova ocorrido ontem (06/07). Alex Tanuri, ao falar da trajetória do músico, ressalta a análise que é feita pelos maiores especialistas em música brasileira, Ruy Castro e o Professor Alexandre Matias: “João Gilberto impôs ao mundo um ritmo, transformou a música brasileira em um produto global, aplaudido e admirado por todos os grandes e, independente de citar ou não, fez de Juazeiro uma referência musical que seria guia de tantos outros que vieram depois”.

“Somos representantes do povo de Juazeiro, que deve a João Gilberto essa autoestima e reconhecimento. De minha parte há uma coincidência: meu filho Gustavo nasceu no mesmo dia em que ele nasceu, 10 de junho. Por todas estas razões a Mesa Diretora presta uma merecida e sentida homenagem a esse gênio da música” – diz Alex Tanuri.

Eis a íntegra da nota:

Em nome da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores lamentamos profundamente a morte do músico, cantor e compositor João Gilberto Pereira de Oliveira, que nos foi comunicado na tarde de hoje, 06 de julho de 2019.

João Gilberto fez mais pelo Brasil que inúmeros intelectuais do século passado: levou e impôs nossa música ao mundo, uma batida sincopada no violão, que lembra o jazz e era puro samba, sintetizando a criatividade, a cor e a luminosidade do juazeirense em acordes dissonantes tocados em um ritmo preciso e precioso.

João Gilberto influenciou e é citado por inúmeros artistas ao redor do mundo dos mais diferentes gêneros musicais e sua partida neste momento que o País atravessa, de tantas e tantas amarguras, nos afeta profundamente.

Em nome dos Vereadores, legítimos representantes do Povo de Juazeiro, nossos mais sentidos votos de pesar à Família, ao Brasil e ao Mundo.

Alex Tanuri

Presidente