Cervejaria artesanal é pioneira no modelo de franquias para atendimento ao público direto

         



A ascensão do mercado cervejeiro dos últimos anos está impulsionando novos formatos de negócio. Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o ano de 2018 terminou com 30% de crescimento no setor – enorme para um momento de crise no País. Pensando nisso, a Alles Blau, de Blumenau (SC), é pioneira entre as marcas artesanais ao levar esse segmento para o universo de franquias. O modelo foi desenvolvido por meio de uma aliança com o Grupo Bonaparte e foi lançado oficialmente durante a ABF Franchising Expo, que aconteceu de 26 a 29 de junho, em São Paulo (SP).
A expectativa é que, por meio das franquias, a marca dissemine o sabor da cerveja artesanal para todos os Estados brasileiros. Para Davi Zimmermann, diretor e sommelier da cervejaria catarinense, a inovação é uma das características do negócio. “Entendemos que o crescimento do consumo desse tipo de bebida no Brasil abre uma possibilidade para o universo das franquias. A Alles Blau é uma empresa que preza pelo consumo de qualidade e acredita que esse novo formato pode democratizar o acesso em várias regiões do País”, diz.
A escolha pela aliança com o Grupo Bonaparte, de acordo com Davi, foi motivada pela experiência do time e pelo alinhamento estratégico entre as marcas. Já para Leonardo Lamartine, do Grupo Bonaparte, unir a cerveja artesanal com o modelo de franquias é aliar segmentos que já são reconhecidos pela ascensão dos últimos anos. “Entendemos que a inovação permeia essa parceria com a Alles Blau. Desde o conceito até os formatos de franquia tudo é inédito. Estamos muito felizes e certos de que quem apostar nesse segmento terá um prato cheio para bons negócios”, afirma. "Nosso objetivo é ter 100 unidades inauguradas até o final de 2020”, completa.
Lançada oficialmente no Festival Brasileiro da Cerveja, a Alles Blau é uma cervejaria de Blumenau (SC). O nome é uma expressão utilizada pelos imigrantes alemães que chegaram a cidade quando queriam dizer que estava “tudo ótimo”, “tudo bem”. A fábrica tem capacidade para produção de 100 mil litros ao mês.
A linha de produtos conta com nove estilos: Pilsen, Weiss, APA, IPA, Witbier, Strong Golden Ale, Blonde Ale, Imperial Stout e Catharina Sour. Em breve a Alles Blau vai inaugurar também um bar de fábrica. Mais informações sobre os rótulos em www.cervejariaallesblau.com.br.
 
 
Co.WOK oferece níveis de picância que se adequam ao paladar do brasileiro
 
Inspirado na culinária tailandesa - conhecida pela picância sem seu tempero -, o restaurante Co.WOK, franquia gerida pelo Grupo Bonaparte, mantém as bases de sua influência levando adequações ao paladar do brasileiro. Ao observar o cardápio exposto nas lojas, o destaque fica por conta dos diferentes níveis de ardência entre os tradicionais molhos da casa. As classificações vão de “para humanos” até “pimenta profissa”.
Além das composições já prontas, o restaurante incentiva a personalização da refeição, em três etapas. Primeiro, escolhe-se o recheio (de carne vermelha a cogumelos) e o tamanho do box (smart ou big); depois, a base (macarrão ou arroz, em seus diferentes estilos); e por fim, os molhos, em que há a real distinção entre os níveis de picância mencionados. Vale lembrar também que o mix de legumes está incluso em qualquer pedido e o cliente ainda escolhe mais três ingredientes no balcão.

A rede ligada ao Grupo Bonaparte se baseia em receitas preparadas com vegetais frescos e tenros, trazendo inspirações da Tailândia, com destaque para os diversos molhos e pimentas em seu tempero. Conceito alicerçado no cenário gastronômico dos mercados públicos orientais, que conta com os conhecidos tachos wok’s de ferro. Dentro desse contexto, a marca adota um atendimento em que o cliente personaliza sua refeição.