VOCÊ TERIA CORAGEM DE FAZER O QUE EU FIZ PARA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO ANTES DE TERMINAR A FACULDADE?

         



Por Flavio Cirilo
Ingressei na faculdade para cursar Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo no ano de 2008. Sabendo das restrições do mercado para a área, ajustei as velas do meu barco para enfrentar esse mar revolto da profissão.

A área me dava muitas possibilidades de atuação: redator, editor, repórter, fotógrafo ou assessor de imprensa, mas como ainda não tinha muito conhecimento sobre a profissão, só tinha certeza de que ao terminar o curso queria trabalhar em uma grande empresa de comunicação.

Decidido, passei a observar com mais atenção o mercado, que na época tinha o telejornalismo e o jornal impresso como a menina dos olhos da maior parte dos meus colegas.

Em um dia, na volta para casa, acionei o dispositivo de rádio do meu celular e comecei a sintonizar várias emissoras aleatoriamente, quando de repente parou na frequência 99.1.

Ouvi por alguns instantes e me apaixonei. Era a Band News FM Salvador, uma rádio que só “tocava” notícia, totalmente diferente de tudo o que eu já tinha escutado.

Me encantei com a forma como os apresentadores passavam a notícia, com o dinamismo e a leveza que a informação era dada.

A partir daquele momento tive certeza de que queria trabalhar naquele lugar e, desde então, programei todos os meus músculos para tal.

Estabeleci uma meta, um objetivo: “Fazer um estágio na rádio Band News FM Salvador antes de concluir a faculdade”, pois sabia o quanto a minha passagem por aquela emissora seria importante para a minha carreira profissional.

Dessa experiência eu tirei a 1ª LIÇÃO, de um total de 7 que compartilho no E-BOOK O ESTÁGIO DOS SONHOS, disponível neste link.

1ª LIÇÃO - Não atire para todos os lados. Tenha um objetivo. Busque informação sobre o mercado da sua profissão.

Faça uma lista com as empresas que você gostaria de trabalhar. Estabeleça metas e prazos para ingressar nessas instituições. Isso vai te ajudar a gastar energia com o que realmente importa para a sua carreira, ou seja, com o que vai trazer o resultado desejado.

Confira mais experiências e dicas que vão te ajudar a ingressar no mercado de trabalho antes mesmo de terminar o seu curso universitário clicando aqui.
-----------------------------------------------------------
Jornalista e produtor de conteúdo para internet