Azul, Latam e Gol iniciam novas operações em Salvador

         



Quem viaja de Salvador a Aracaju tem à disposição seis novos voos semanais. Na terça-feira (6), a Azul Linhas Aéreas iniciou a operação da nova rota, que é realizada por aeronaves Embraer E195, com capacidade para 118 passageiros.

As partidas da capital baiana são diárias (exceto sábados) às 23h25, chegando em Aracaju à 0h15 do dia seguinte. Já as partidas da capital sergipana também são diárias (exceto domingos) às 4h15, chegando às 5h05 em Salvador.

“Essa conectividade é importantíssima para o turismo e a economia da Bahia, que andam juntos. Nós temos um estado muito grande, em um país de proporções continentais, por isso dependemos muito da aviação para atraímos visitantes. Com uma oferta maior de voos, a tendência é que os preços caiam e a procura por nossos destinos turísticos aumentem”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

O voo é resultado do pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, lançado em julho pelo Governo do Estado, visando à implantação de 161 voos, por meio das companhias Azul, Gol e Passaredo, com frequência semanal para o interior e para outros estados.

O decreto 19.116/2019 prevê que a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3%, a que farão jus as empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos que operem em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%. O pacote também prevê alíquotas intermediárias.

Como consequência do pacote de incentivos, dois novos voos oferecidos pela Azul para Guarulhos, em São Paulo, entraram em operação, um saindo de Salvador e outro saindo de Vitória da Conquista. No dia 2 de setembro, um novo trecho será iniciado com destino a Maceió.

Ao todo, a Azul terá 560 mil novos assentos partindo de aeroportos baianos até o próximo ano, ampliando a oferta em 43%, saindo de 1,3 milhão em 2018 para 1,9 milhão em 2020.

GOL inicia voos para Vitória da Conquista

Nesta tarde a companhia aterrissou seu moderno jato Boeing 737-700, aeronave com maior capacidade para operar neste aeroporto, para até 138 passageiros

São Paulo, 8 de agosto de 2019 – A GOL Linhas Aéreas iniciou na tarde de hoje o seu novo destino regional no Estado da Bahia: Vitória da Conquista. A companhia passa a ter dois voos diários e diretos entre o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e a cidade baiana. Para celebrar esse momento e recepcionar os Clientes, a empresa realizou cerimônias de inauguração nas primeiras decolagens de e para Vitória da Conquista, com a presença de executivos da companhia e autoridades locais. Vitória da Conquista é a quarta cidade no Estado da Bahia que recebe voos da companhia, que já conta com operações para Salvador, Porto Seguro e Ilhéus.

“É uma satisfação para a GOL iniciar os voos regulares para a cidade de Vitória da Conquista e trazer aos Clientes que viajam na rota a garantia de que eles terão um serviço de excelência. Com os modernos jatos Boeing 737, eles poderão desfrutar de mais espaço e conforto a bordo, e também, acessar o Wi-Fi e TV ao vivo. Hoje, os voos diretos da GOL entre Vitória da Conquista e São Paulo são a melhor opção para quem precisa chegar até à capital paulista. Nosso objetivo é oferecer mais qualidade e comodidade para os Clientes, atributos que norteiam a companhia”, afirma Claudio Borges, diretor de Relações Institucionais da GOL.

Com os voos concentrados no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, o Cliente terá opções de conexão fácil e rápida para os demais destinos operados pela companhia e parceiras. Para realizar as rotas, a companhia utilizará as aeronaves Boeing 737-700 Next Generation, que são aviões com maior capacidade a operar no aeroporto de Vitória da Conquista, para até 138 passageiros.

Os Clientes terão à disposição toda a comodidade e conforto já oferecido nos voos domésticos da companhia, como serviço de bordo com snacks e bebidas gratuitas e a mais completa plataforma de conectividade e entretenimento com filmes, séries e TV ao Vivo, sem custo adicional. Além disso, o passageiro também pode se conectar à internet durante o voo, o que permite a ele enviar e receber mensagens, acessar as redes sociais e atualizar o e-mail, por exemplo.

 

Bahia ganha novos voos da Latam e rota Salvador-Santos Dumont
 
A Latam Airlines Brasil ampliou os voos realizados a partir da Bahia e lança uma nova rota para o Rio de Janeiro. No dia 27 de outubro, a rota Salvador-Santos Dumont será inaugurada com três voos diretos e diários, em ambos os sentidos. Aeronaves Airbus A319 serão utilizadas na nova rota, que tem partidas da capital baiana às 6h20, às 12h10 e às 20h.
 
Já a rota Salvador-Brasília opera com novos horários e foi ampliada de 38 para 43 voos semanais totais, enquanto a rota Porto Seguro-Brasília, anteriormente oferecida cinco vezes por semana, já opera como um voo diário. Outra novidade da Latam em operação é a ampliação da rota Salvador-Fortaleza, que passou de sete para 14 de voos (ida e volta) semanais.
 
O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, destaca que a ampliação "é resultado do pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, que foi lançado em julho pelo Governo do Estado. Este anúncio da Latam [Salvador-Santos Dumont] é muito importante porque trata-se uma rota que ela ainda não operava, e o Rio de Janeiro é um importante emissor de passageiros para a Bahia". 
 
Para o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, "esses incrementos refletem a nossa constante atenção a todas as oportunidades para desenvolver novos mercados na Bahia. São voos que contribuem para o desenvolvimento econômico do estado, que tem no turismo uma de suas principais forças”. 
 
Pacote de incentivos
 
Lançado em julho, o decreto 19.116/2019 visa à implantação de novos voos com frequência semanal para o interior e para outros estados. Ele prevê que a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3%, a que farão jus as empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos que operem em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%. O pacote também prevê alíquotas intermediárias.
 
Na ocasião do lançamento foram anunciados também 161 novos voos, operados pelas companhias Azul, Gol e Passaredo, dos quais 55 são para o interior baiano. Onze novos trechos partindo de aeroportos da Bahia passam a ser ofertados por essas companhias.