Professor da Universidade de Bonn ministra palestra sobre a crise da democracia na UFBA

         



“Sobre a Crise da Democracia em Tempos de Populismo” – este tema globalmente contemporâneo e urgente é o título da palestra que o filósofo alemão Christoph Horn, professor de Teoria Política Contemporânea da Universidade de Bonn, ministrará em Salvador, no dia 21 de agosto (quarta-feira), às 9h30, no Auditório Raul Chaves da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao seu lado, estarão a professora Graça Druck, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA, e o advogado Marcos Sampaio, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). O evento se realiza numa junção de esforços da Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília, do Goethe-Institut e da UFBA. A entrada é gratuita, com credenciamento no local, e os participantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFBA). Quem não puder se fazer presente poderá acompanhar a transmissão em tempo real pela TV UFBA.

 

A atividade faz parte do “Fórum de Democracia Europa-Brasil”, uma série de eventos organizados pela Embaixada da Alemanha em diversas cidades brasileiras, em cooperação com importantes instituições do país – a exemplo da UFBA, USP, TSE, FHC, PUC-RS, FGV-Rio. O propósito é discutir pautas do Estado de Direito e democracia, de relevância tanto na Europa quanto no Brasil. Entre os palestrantes, já estiveram juízes constitucionais alemães e brasileiros, professores de Princeton e Harvard, jornalistas de renome, entre outros.

 

Desta vez, Christoph Horn, pós-doutor em Filosofia, com quase 30 anos de carreira e pesquisa acadêmica, parte da clássica distinção entre as teorias liberal e republicana da democracia, para examinar os desafios do populismo contemporâneo. Uma característica central da situação atual é a fragmentação interna das sociedades, na qual o consenso fundamental além das diferenças muitas vezes ameaça se perder. Como as democracias se envolveram nessa grave crise? Qual o papel da mídia e da internet? Os eleitores perderam o sentido do bem comum quando colocam políticos autoritários ou plutocratas em posições de liderança? Como se pode defender a democracia?

 

A palestra será seguida de um debate, aberto a perguntas da plateia, com tradução simultânea de alemão-português. São aguardados sujeitos da área da Justiça e de instituições estatais, professores, pesquisadores e estudantes das universidades, bem como todos os demais interessados da sociedade civil.

 

Palestra “Sobre a Crise da Democracia em Tempos de Populismo”

Com Christoph Horn, Graça Druck e Marcos Sampaio

Quando: 21 de agosto de 2019 (quarta-feira), 9h30

Onde: Auditório Raul Chaves da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia