Uefs divulga atrações da Feira do Livro em Café Literário no Sesc

         



A arte se incumbiu de antecipar o que está previsto para a Feira do Livro de Feira de Santana (Flifs) deste ano. Uma performance do ator Lion Guimarães, acerca da Feira e do papel enriquecedor que os livros têm, acolheu o público presente no evento de lançamento da 12ª edição da Flifs. A programação reuniu no Centro Cultural Sesc Feira de Santana apreciadores da literatura, da arte, da cultura, instituições parcerias e entusiastas da Feira do Livro.

A coordenadora Eliana Mota, no pronunciamento de abertura, fez um retrospecto sobre a origem a Feira e falou sobre a proposta do evento. "O projeto da Flifs não se limita à comercialização e exposição de livros, mas proporciona a todos os seus visitantes, essencialmente aos estudantes das escolas públicas, um pleno contato com a literatura, levando-os a descobrir seus vários encantos, das artes visuais à música, à dança, teatro, cordel, entre outros", completou a coordenadora.

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro do Nascimento, parabenizou e enfatizou importância de atividades artísticas e culturais realizadas pela Flifs. "Iniciar a manhã com uma performance teatral como a que vimos, que abre tão bem a discussão e as falas sobre essa experiência que já existe há doze anos, ressalta a paixão pelo livro, pela literatura. O envolvimento de cada um de nós nesse evento tem um significado profundo que é a nossa contribuição para construção de um mundo e de uma sociedade melhor", destacou.

A Flifs acontece no período de 24 a 29 de setembro, na Praça Padre Ovídio. Durante o evento de lançamento foram confirmados alguns shows musicais como o da cantora Marizélia e da Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia; contadores de histórias como Neide Kocca e Luciene Azevedo; espetáculos como “Dom Quixote e as aventuras de Maju”; saraus literários e oficinas; mesas temáticas como a que vai abordar a “Relação entre a Comunicação e a Produção Literária”; exposições; além da presença de palestrantes como Babi Dewet, Hugo Canuto e Itamar Vieira Jr.

Todos os anos a Feira do Livro homenageia personalidades que dão nome aos espaços do evento. Ao público também foram reveladas as homenagens desta edição: o Auditório receberá o nome de Julieta Carteado; a professora Rita Brêda dará nome à Arena; a Praça do Cordel se chamará Rodolfo Coelho Cavalcante; e o palco vai receber o nome da cantora Marizélia.

O lançamento da Flifs contou com a presença de representantes dos órgãos que realizam a Feira em parceria com a Uefs: Sesc, Arquidiocese, Prefeitura Municipal e Governo do Estado.