Concessionária Bahia Norte apoia campanha de transplante de órgãos

         



De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, mais de 32 mil pacientes estão cadastrados na fila de espera por um órgão. Só na Bahia, são quase 1.700 pessoas na esperança de receber esta ajuda. Com o intuito de fazer este alerta ao público em geral, a partir da próxima sexta-feira, 06 de setembro, as funcionárias da Concessionária Bahia Norte, que atuam nas praças de pedágio localizadas na Via Parafuso (BA-535) e CIA-Aeroporto (BA-526) vão vestir a camisa em apoio à campanha “Vida que transforma, seja um doador de órgãos, avise a sua família”, iniciativa do governo estadual para incentivar a doação de órgãos.

 

O usuário que passar pelas praças de pedágio, receberá informações sobre quem pode doar, quais órgãos podem ser doados, além de como funciona a fila do transplante. “É fundamental que a sociedade abrace essa causa. Nós, da Bahia Norte, procuramos incentivar ações que mudam a vida das pessoas. E nada mais belo que dar esperança à outra vida”, comenta Guilherme Eloy, Diretor Presidente da Concessionária Bahia Norte. A campanha será realizada durante todo o mês de setembro, e cerca de 4.000 mil panfletos devem ser distribuídos.

Quem pode doar órgãos?

·         Todas as pessoas são doadoras em potencial, entretanto, antes da doação são avaliadas as condições clínicas do potencial doador e realizados exames para evitar a transmissão de doenças para o receptor do órgão ou tecido.

 

·         A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização por escrito da família. Existem três tipos de doadores: vivo, com morte encefálica ou com coração parado.

 

Quais órgãos podem ser doados?

 

·         Rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, pele, córneas, ossos, valva cardíaca e medula óssea.

 

Quem pode autorizar a doação?

 

Segundo a Lei 10.211/2001, familiares de primeiro até segundo grau (pais, filhos, irmãos, avós, netos) além de cônjuges e companheiros podem autorizar a doação através da assinatura de um termo específico.