Campeonato Norte Nordeste de Windsurf aconteceu em Ponta de Areia

         



Durante 3 dias as águas de Ponta de Areia ficaram coloridas com as quase 30 velas de windsurf.  Neste último final de semana aconteceu o campeonato Norte Nordeste de Windsurfe 2019, é a 4a  edição do evento que acontece na Ilha de Itaparica e teve a participação de atletas de 5 estados: Bahia, Ceará, Alagoas, rio de janeiro e Espírito Santo.

 

O windsurfe chegou ao Brasil na década de 70 e na Bahia seu momento auge foi na década de 80, de lá para cá teve altos e baixos. Mas há 10 anos o campeão de windsurfe Alexandre Lessa, à frente do AxéWind empresa responsável por promover eventos, vem fomentando e atraindo mais adeptos ao esporte. “Temos uma das melhores e mais seguras baías do mundo, com ventos e águas que favorecem a prática do Windsurf, eventos como este campeonato nos fortalece e nos motiva a continuar”, reforçou Lessa.

 

Sérgio Lobo conhecido por todos como Serginho pratica o esporte há 37 anos começou quando tinha 20 e nunca mais parou. Apaixonado pelo esporte e querido por todos, Serginho foi duas vezes ao pódio:  primeiro lugar na categoria Race Leve e 1 lugar Geral.  “Nossa briga é apenas na água, depois é isso aqui amizade e convivência”. Com 57 anos ele acredita que o esporte precisa se renovar e o caminho são as escolinhas.

 

 

Escolinhas de Windsurf

 

Os locais na Bahia mais conhecidos para praticar o esporte são:

Guarderia Beira Mar na Ribeira, na Rua K em Itapuã, em Bom Jesus dos Passos na escolinha Bomja Wind e no Wind Point na Ilha Itaparica, na Praia da Gamboa.

O Velejador e apaixonado pelo Esporte Bira Mesquita há quatro anos está a frente da Guarderia Beira Mar que fica na Ribeira, local ideal para início do esporte. “temos todo material e professores para apresentar e ensinar o esporte aos iniciantes do Windsurf. A primeira aula se o aluno decidir continuar é uma cortesia”, convidou Bira.

 

E é apostando cada vez mais nos esportes náuticos que o Yacht Club da Bahia por meio da sua nova diretoria de Vela lançou o Wind surf como uma nova Classe do Clube.  “Estamos no caminho certo, além de atletas para competições em breve teremos também de uma escolinha de Wind para crianças , adolescentes e adultos”, reforçou Mauricio Cunha.

 

Mulheres no Windsurf da Bahia

 

Representando o Yacht no campeonato Norte Nordeste quem ficou em primeiro lugar como estreante única mulher competindo com outros 6 inscritos nesta categoria foi Letícia Borba Bastianelli que tem 16 anos, ela também levou o segundo lugar na categoria sport. Letícia integra a Vela Jovem do Yacht Clube da Bahia e vem sendo preparada pelo Técnico Felipe Cruz responsável por esta modalidade. “Pratico wind com treinos 2 vezes na semana e todos os finais de semana, além de fazer condicionamento físico com uma equipe especializada da academia do clube. Agradeço a Deus em primeiro ao Yacht por todo apoio e ao meu técnico por acreditar e me incentivar”, disse Letícia. 

 

A categoria feminina no campeonato norte Nordeste teve ainda a participação de  outras 4 representantes. Mônica Dantas venceu a prova Long Distance com largada na Ribeira e Chegada em Ponta de Areia. A experiente Diana Queiroz já compete há 8 anos foi campeã da categoria open feminino. “temos muitas mulheres velejando por hobby, mas na hora de competir  são poucas que participam”, disse Diana.
 

Entre as mulheres destaque, também, para árbitra ou oficial de regata Marione Macário. Ela é a única mulher da CR - Comissão de Regata, no Nordeste.

“Sou responsável pela condução da regata na água e todos os trâmites em terra como resultado, revisão de resultado, aviso aos competidores, instrução de regata”, explicou Marione que há 20 anos integra a CR.

 

 

Confira as Categorias e Resultados

 

O campeonato Norte Nordeste foi dividido em 6 Categorias, confira todos vencedores:


Race Leve:

1o Sergio Lobo

2o Deni Brito

3o Mauricio Gurris

4o Jorge Ufloso

5o Pica Pau


Race Pesado

1o Robson Rosário

2o Bira Mesquita

3o Sinval Costa

4o Marcos Mercuri

5o Marcus Campos


Race Feminino

1o Diana Queiroz

2o Edna Delmondes


Wind Sport

1o Acyr Daebs

2o Letícia Bastianelli

3o Marcio Santos


Wind Iniciante

1o Leticia Bastianelli

2o Paulo Souza

3o André Andrade

4o lucas Carvalho

5o Juliana Bastianelli


Fórmula Wind ( Classe Convidada)

1o Leonardo Rebello

2o Ricardo Coudo

3o Murilo Vitat

4o Marcelo Babau

5o Apolônio

 

Race Geral

1o Sergio Lobo

2o Deni Brito

3o robson Ros

4o Bira Mesquita

5o Mauricio Gurris

--------------------------------------
Foto: Divulgação