IV Fórum de Saúde Bahia reúne em Salvador filantrópicos, governo e entidades privadas

         



Nesta segunda-feira ( 28 ) , será aberto às 8 horas, o IV Fórum de Saúde Bahia ,no Hotel Mercure (Rio Vermelho), quando estarão  presentes representantes  do Ministério da Saúde, representantes das Frentes Parlamentares de Saúde Filantrópica(no Congresso, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Salvador),secretário  municipal de Saúde, e Conselhos Estadual e Municipal de Saúde .Pela  primeira  vezo evento  é realizado conjuntamente com o Benchmarking Fesfba ,também na quarta edição

 A união para o debate de problemas comuns ao setor de saúde  em geral “é  muito importante, como destaca a presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado da Bahia(FESFBA), Dora Nunes. Esse caminho fica evidenciado nos temas da grade científica e nos palestrantes. A palestra magna “ Como Superar o Passado e Construir o Futuro da Saúde”,às 8h40 ,será proferida pelo  presidente da International Hospital Federation  -IHF- e do Colégio Brasileiro de Saúde – CBEXS, Francisco Balestrin..

MIDIAS SOCIAIS, JUDICIALIZAÇÃO

O IV Fórum  de Saúde Bahia,realização da FESFBA, discutirá  temas de interesse dos filantrópicos , do governo e  do  setor privado. É o exemplo da Judicialização da Saúde, que será apresentado pelo doutor em Direito Tributário,mestre em Direito Público e professor de Direito Tributário da UFBA,Harrison Leite com a oficina ”Judicialização da Saúde e Posicionamento Recente dos Tribunais”.Hoje- disse- o caminho da judicialização  vem crescendo  muito e,muitas vezes, o cidadão  busca medicamentos  que  ainda são experimentais, ainda não autorizados  pela ANVISA. É um problema complexo para o governo - diante da necessidade de ajustar às demandas ao orçamento – e também para as operadores de saúde.

As Mídias Sociais, tema que  inquieta a sociedade em geral, também terá oficina, conduzida pelo publicitário Thiago Ribeiro, da Trespontos Labs e Coordenador do Núcleo Digital da  Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, como  tema “Por um Modelo de Redes Sociais que faça sentido para a sociedade”.Ele destaca: “A importância que o compartilhamento de mensagens ganhou com as midias sociais  atinge  a responsabilidade, que  também é compartilhada.As organizações têm responsabilidade pelos espaços que criam em suas redes, bem como a sociedade ao demandar esses  canais  E pela velocidade  na circulação das informações é  muito importante ter cuidado com as fake news que podem causar  estragos, que são ainda maiores na saúde””

 A programação  traz também para discussão ,entre outros assuntos “ Sistema de Acreditação Hospitalar e Experiência do Paciente”, “Linhas de Crédito Disponíveis para filantrópicos””Sustentabilidade  nos Filantrópicos: Captando  Recursos  e Criando Sinergias” “Lei Geral de Proteção de Dados”.

BENCHMARKING

Os inscritos no IV Fórum de Saúde Bahia poderão  acompanhar  no dia 29(terça-feira) a apresentação dos  26 cases  do IV Benchmarking FESFBA, que serão avaliados por uma banca formada por especialistas em saúde e representantes da imprensa.O evento será encerrados às 17 horas  com a premiação dos vencedores dos cases por categoria.

A presidente da FESFBA destaca que a experiência do Benchmarking FESFBA mostra ,objetivamente, o compromisso do setor filantrópico com a melhoria da gestão. São experiências de sucesso que podem ser  compartilhadas e replicadas  por outros associados.