Manoel Neto é o homenageado da primeira edição da Festa Literária de Uauá

         



Natural de Salvador e também cidadão uauaense, Manoel Neto será o homenageado da primeira edição da Festa Literária de Uauá – FLIU, programada para os dias 14, 15 e 16 de novembro, que vai reunir autores representativos da literatura regional e nacional no Sertão Baiano. No dia 14, às 19 horas, um evento marca a homenagem.

Coordenador do Centro de Estudos Euclides da Cunha (CEEC/UNEB), o historiador, poeta, escritor e roteirista é considerado uma das mais respeitadas autoridades acadêmicas da Bahia sobre a temática de Canudos. Por seu trabalho, recebeu o título de cidadão de Uauá, em reconhecimento ao seu envolvimento com o município e toda a região que foi palco da Guerra de Canudos.

Publicou diversos livros, dentre os quais Corpo a Corpo, A Casa dos Sonetos e Outras Moradias (Poemas); Cartilha Histórica de Canudos; Raros e Polêmicos – Documentos sobre Canudos (co-autoria com Renato Ferraz e José Carlos Pinheiro); Malês 150 anos- O Outro Lado da História; Os Intelectuais e Canudos. Escreveu também vários roteiros para cinema e dirigiu filmes, a exemplo de Vaqueiros Canudos, Feminino Cangaço e seu mais novo filme Assim era Dadá.

Além dos encontros entre os autores e o público, haverá na FLIU shows musicais com artistas locais e nacionais, teatro, oficinas, artes visuais, filmes e uma ampla programação infantil carinhosamente batizada de Fliuzinha.

A Fliu é uma realização da Uauá projetos criativos e da Prefeitura de Uauá, idealizada por Mercia Beatriz com coordenação e produção de Ellen Ferreira, Lorena Ribeiro e Antônio Nikiel, com curadoria de Maviael Melo.

O evento tem o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Educação, da Fundação Pedro Calmon e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).

Serviço:

O que: FLIU – Festa Literária de Uauá
Onde: Uauá, no Sertão Baiano
Quando: 14, 15 e 16 de novembro de 2019