NOVA MODALIDADE DE SERVIÇO DE SAÚDE CHEGA A SALVADOR

         



O segmento da saúde passa por um período de mudança no perfil da população, o que os especialistas chamam de transição epidemiológica. Dentre as causas dessa transformação estão uma maior longevidade, estresse e próprio estilo de vida atual, que muitas vezes leva ao aumento da prevalência de doenças crônicas como as cardiovasculares, respiratórias, hipertensão, câncer, diabetes, demências, entre outras.

O serviço de enfermagem é fundamental para o tratamento e cuidado dos pacientes acometidos por essas doenças. Nesse cenário, chega a Salvador a Clínica do Enfermeiro, uma nova modalidade de serviço de saúde que vai promover cuidados e tratamentos de enfermidades, que por vezes, acaba aumentando as demandas de atendimento nos hospitais.

A Clínica atuará com seis linhas de cuidado: estomaterapia, podiatria, cuidado materno-infantil, cuidados gerais e paliativos, segurança do paciente em domicílio e práticas integrativas. São mais de 130 procedimentos que serão realizados na própria Clínica ou em domicílio como o banho no leito, sondagens, administração de medicamentos, cuidados na amamentação e com o bebê. Também serão realizados procedimentos mais complexos, a exemplo de hidratação por meio de hipodermóclise, sob prescrição médica.

O empreendimento incorpora tecnologia avançada em procedimentos de enfermagem como aplicação de laserterapia em tratamento de lesões em pele, fissuras mamárias, lesões fúngicas, radiodermites e Laser Irradiation of Blood (ILIB), colocação de brincos com técnica body piercing e uso de doppler em membros inferiores para avaliação da perfusão periférica em pé diabético. A Clínica do Enfermeiro funcionará na Rua das Hortênsias, na Pituba.