Série de fotografias ‘Cacau do Brasil’ encanta visitantes do Salão do Chocolate de Paris

         



Doze fotografias do acervo de imagens da Rota do Cacau no Brasil, do fotógrafo Lailson Santos, compõem a exposição Cacau do Brasil durante a 25ª edição do Salon Du Chocolat de Paris, que segue até domingo (3) na França. Visitante do Salão, a estudante de arquitetura francesa Sandrine Richmond elogiou a iniciativa do estande brasileiro. “Nesse momento em que a Amazônia é uma questão mundial, é muito importante uma exposição como essa, que mostra que há uma preocupação no Brasil para a preservação do meio ambiente e o cacau pode ser uma das ferramentas para isso ser feito”.

Apaixonado pela beleza do fruto desde que foi convidado a fotografar celebridades durante as filmagens da telenovela Renascer, em Ilhéus, Lailson assinou a fotografia do livro O Cacau é Show, de autoria do empresário Alexandre Costa, em 2008. “No desenvolvimento do livro, sugeri que fizéssemos a rota do cacau no Brasil, começando pela região amazônica, no estado do Pará, passando por Linhares, no Espírito Santo, até Ilhéus, na Bahia. Foi aí eu que conheci o lado humano da plantação e vivenciei a cultura do cacau com mais intensidade”, conta o fotógrafo, que colheu cerca de 10 mil imagens durante esse projeto e nunca mais parou de fotografar cacau e chocolate.

Sergipano radicado em São Paulo desde a infância, Lailson é repórter-fotográfico com passagens pelas mais importantes revistas do País, como Veja, Isto é, Caras, Contigo, Forbes, Gula e Prazeres da Mesa.

Além da exposição, um painel de alta resolução exibe filmes sobre os destinos turísticos da Bahia e Pará para o grande público presente no evento.

A Missão do Cacau do Brasil no Salon de Paris reúne mais de 40 produtores de cacau e chocolate de Origem no stand que representa do País para divulgar tanto a matéria-prima quanto o produto final brasileiro no mercado internacional. O Salon Du Chocolat de Paris é o maior evento mundial do segmento e recebe anualmente mais de 130 mil visitantes, envolvendo mais de 500 expositores de 60 países.

O projeto Cacau do Brasil é uma iniciativa da APC - Associação dos Produtores de Cacau, em parceira com os governos da Bahia e do Pará, e desde 2017 tem suas ações ampliadas com a missão empresarial, uma promoção da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos) com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), parceira da Apex-Brasil no projeto de promoção das exportações do setor, o Brasil Sweet & Snacks.