Dieta detox ajuda a eliminar os excessos para quem exagerou na comilança

         



Acordar com mal estar, dor de cabeça, inchaço, enjoo e azia são alguns dos sintomas que podem atormentar quem abusou no réveillon. Ao deixar de lado a dieta saudável para exagerar nos carboidratos, petiscos gordurosos, doces e bebidas alcoólicas que compõem o cardápio do dia festivo, o corpo acumula substâncias tóxicas e precisam ser eliminadas para o organismo voltar a funcionar corretamente. De acordo com a nutricionista Melina San Martin, voltar à dieta saudável e equilibrada, hidratar-se com muita água e chás são medidas que ajudam a acelerar o processo.

“É fato que, pelo menos uma vez por ano, cairemos em tentações. E das grandes, diria. A época natalina é um convite a mesas fartas, conversas e muita bebida. Se você exagerou, aconselho separar 10 dias seguintes para fazer um ‘detox’. Ter uma alimentação rica em magnésio, cobre, selênio, ferro e vitaminas do complexo B melhora o funcionamento do fígado, um dos órgãos que faz a desintoxicação”, orienta a nutricionista.

A especialista explica que fontes de magnésio e cobre, como as castanhas, sementes de girassol e as sementes de abóbora, que também possuem ferro e vitaminas do complexo B, não podem ficar de fora da dieta. Destaque especial para a castanha-do-pará, que é rica em selênio. Outros alimentos auxiliam a redução da carga tóxica no corpo, como as frutas, brócolis, alho, cebola, gengibre, pimenta preta e canela.

“Os chás também são aliados para desintoxicar o organismo após as festas, pois ajudam a combater o inchaço abdominal. Os chás verdes, chá de hibisco, hortelã, erva-doce, capim-limão, cidreira, camomila e de maçã com canela são as melhores opções por serem diuréticos. Uma boa dica é tomar chá verde ou de hortelã logo após as refeições, assim, a digestão fica mais fácil. A dose indicada é de até 1 litro por dia, uma jarra de chá, que pode ser guardada na geladeira e consumida durante todo o dia”, conta Melina. Uma excelente aposta é o suchá (suco com chá) que, além de garantir uma boa hidratação, possui substâncias fitoterápicas e antioxidantes.

Na Bio Mundo, loja especializada em produtos naturais, orgânicos, funcionais e de nutrição esportiva, unidades Shopping da Bahia e Salvador Shopping, é possível encontrar uma grande variedade de chás, entre eles, hibisco, cavalinha, oliveira, dente-de-leão, além do Slim Tea, da Natureza Mix, composto de hortelã, mate folha, chá verde, hibisco, laranja amarga, carqueja, gengibre, alecrim e salvia.

Confira algumas receitas detox:

- Suchá Detox

§ 100ml de chá de hibisco, cavalinha ou verde;
§ 100ml de água de coco;
§ 1 rodela de abacaxi;
§ 1 folha de couve;
§ gengibre a gosto.

 

- Suchá Pink Lemonade

§ 100ml de chá de maçã ou erva cidreira;
§ 100ml do sumo de limão siciliano;
§ canela e folhas de hortelã à gosto.

- Suchá Antioxidante

§ 400ml de chá de cavalinha;
§ 1 fatia de melancia;
§ gengibre a gosto.

Mais informações sobre a Biomundo

A Bio Mundo conta com mais 70 unidades em todo o país, localizadas no Distrito Federal, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Ceará e Maranhão.