Governador anuncia chegada de 159 respiradores e a vinda de mais 60 próximos dias

         



159 respiradores chegaram no Aeroporto de Salvador, na tarde de hoje, adquiridos em uma empresa do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, que ainda naunciou que tem mais 60 respiradores que chegaram em Guarulhos e que amanhã, ou no máximo até sexta, estarão aqui.

Outras duas aquisições de respiradores devem chegar ao estado nos próximos dias. Uma das compras foi feita pelo Governo do Estado e outra pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), totalizando 110 respiradores que virão da China. A outra compra foi feita com fornecedor da Inglaterra e tem previsão de chegada no início da próxima semana.

Também deve receber uma nova leva de 200 monitores, equipamentos utilizados em conjunto com os respiradores, até o dia 10 de junho. Na última terça-feira (19), o Estado recebeu 100 monitores que já foram distribuídos para as unidades de saúde.

Sem contar esses novos respiradores, a Bahia tem 3.318 ventiladores pulmonares em uso, sendo 2.681 no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda há 500 ventiladores pulmonares que estavam nos estoques da Secretaria da Saúde da Bahia reservados, inicialmente, para as unidades a serem inauguradas, como o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, e Hospital Geral Clériston 2, em Feira de Santana. Esses respiradores foram distribuídos na rede hospitalar e Unidades de Pronto Atendimento dedicadas ao coronavírus. Outros 254 equipamentos que estavam com defeito foram consertados.