´TCA em Casa`: confira programação da quarta semana de junho

         



A semana de 22 a 28 de junho do “TCA em Casa”, programação em ambiente digital do Teatro Castro Alves (TCA), entra no ritmo de São João e traz novas estreias. A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresenta edição online de seu “São João Sinfônico” e faz o “Abraço da OSBA” para o aniversariante Gilberto Gil, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) realiza mais uma sessão do #BTCAplay e os projetos “Terça da Música” e “Conversas Plugadas” se transportam para a internet. Eventos diários são dispostos ao público, difundindo arte, dando acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgatando memórias e compartilhando informações.

 

A semana começa com a 2ª edição do “Ficha Técnica”, série de lives exibidas na página de Instagram do TCA, às segundas-feiras, sempre às 18h. Rose Lima, diretora artística do TCA, e Bárbara Tavares, supervisora do BTCA, serão as participantes do bate-papo. Neste projeto, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.

 

Na terça-feira, ao meio-dia, a estreia do “Terça da Música” apresenta a cantora baiana Josyara em vídeo da canção “Fogueira”, gravado ao vivo, em setembro de 2018, na Sala do Coro do TCA, no show de lançamento do disco “Mansa Fúria”. Esta série, com conteúdos no YouTube do TCA, vem rememorar espetáculos musicais realizados no espaço desde sua reabertura, em julho de 2018, em que as terças-feiras ficaram tradicionalmente reservadas a shows de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”.

 

Na quinta-feira, outra novidade é a transposição do projeto “Conversas Plugadas” para lives no Instagram, ampliando, assim, suas possibilidades de compartilhamento das experiências de profissionais reconhecidos das artes. Às 19h, o ator, diretor e produtor Jorge Vermelho, que dirigiu o BTCA entre 2009 e 2014, será o convidado, em conversa mediada pelo atual diretor artístico do BTCA, Wanderley Meira – uma oportunidade de debater gestão de grupos artísticos, tanto públicos quanto independentes, e de conhecer mais da premiada trajetória artística de Vermelho.

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança da Bahia, desde início de maio, tomaram a virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, além de grandes aulões públicos em lives às sextas-feiras, 15h. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” oferece prática de alongamento semanal, nas segundas, às 18h30.

 

E depois de uma primeira edição especial em abril, celebrando o próprio aniversário e o Dia Internacional da Dança, o BTCA apresenta mais uma sessão do #BTCAplay, série em que resgata e exibe na internet produções de seu vasto repertório. Neste mês, entre as 19h do dia 26 e as 23h do dia 28, o público poderá rever cinco solos em videodança e um vídeo-trailer integrantes do projeto “Gretas do Tempo”, realizado em 2014. Idealizado por Lícia Morais através do Núcleo de Pesquisa do BTCA, “Gretas do Tempo” tematiza a memória e tem concepção, criação e direção de Ivani Santana. Os bailarinos Agnaldo Fonseca, Lícia Morais, Lila Martins, Paullo Fonseca e Rosa Barreto executam as criações em meio à ambiência natural e urbana do Palácio Rio Branco e seus arredores, em Salvador. O conteúdo estará disponível no canal de YouTube do BTCA.

 

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Logo em março, a Orquestra Sinfônica da Bahia lançou a “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos diversos que levam sua música e experiência para a internet. São oportunidades digitais para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo.

 

Celebrar o São João já virou uma tradição da OSBA, que, neste ano, apresenta ao público uma versão gravada em casa do “São João Sinfônico”, em sua 4ª edição, no dia 23 de junho, às 18h, no canal da OSBA no YouTube. O regente titular e diretor artístico Carlos Prazeres preparou um repertório que celebra grandes compositores nordestinos, como Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos, e conta com a participação especial do repentista e escritor Bule-Bule e dos músicos Geraldo Azevedo, Mariana Aydar e João Cavalcanti.

 

Já em 26 de junho, data do aniversário do mestre Gilberto Gil, vai ao ar, às 19h, o “Abraço da OSBA”, vídeo-homenagem ao cantor e compositor baiano. O projeto está no segundo mês e tem como objetivo homenagear artistas da música brasileira que já cruzaram seus caminhos com a OSBA de alguma maneira. Em 2013, com o “Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo”, OSBA e Gil se uniram numa bem-sucedida turnê pelo Brasil.

 

Enquanto isso, o projeto “Cameratas da OSBA”, formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar, segue o mês de junho com seus dois projetos especiais na web, diariamente de 22 a 28 de junho, nas redes da OSBA e do TCA, além de em canais de instituições parceiras que já receberam apresentações das Cameratas nos últimos anos – desta vez, o Hospital Geral Roberto Santos, o Palacete das Artes e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. No “Cartografia Afetiva”, um vídeo-relato dos músicos da Camerata Quadro Solar recordam uma série de apresentações que foram realizadas no Hospital Geral Roberto Santos, em 2019. E o “Café com as Cameratas #Drops” traz a Opus Lumen interpretando a música “Marcha do Soldado Biruta”, de Raphael Batista.

 

Centro Técnico do TCA – Setor dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do TCA continua dedicando sua força produtiva para a confecção de máscaras de tecido de proteção individual, que vêm sendo distribuídas para instituições sociais, bem como atendendo funcionários da casa e de outros órgãos do Governo. Mais de 2.100 unidades já foram doadas com objetivo de contribuir para que os cidadãos cumpram o uso deste artefato fundamental para evitar a propagação do novo coronavírus. Toda sexta-feira, uma entrega é realizada. Neste dia 26 de junho, serão atendidos o Projeto Badu (200 máscaras), que recebe mais uma cota, e a Creche Flora Gama (200 máscaras).

 

Cursos de Música do TCA na Quarentena – De segunda a sexta, o TCA está promovendo na internet, desde início de maio, três cursos gratuitos que adentram o universo da música sinfônica e que eram antes realizados presencialmente. Ao lado do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), estão sendo oferecidas as turmas “A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak. Tratam-se de músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) que ministram as aulas ao vivo em salas virtuais, num encontro semanal por turma, durante três meses. Mais de 1.100 pessoas de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal se inscreveram no projeto; da Bahia, houve inscrições de 64 cidades. De início, eram 80 vagas oferecidas e, por conta de tamanha adesão, foram criadas turmas extras e mais vagas, alcançando 180 contemplados.
Foto: Secom/Ba