Taboão da Serra ganha o primeiro posto de testagem do ISHALC

         



Dando continuidade às ações de combate ao novo coronavírus, o Instituo de Segurança Humana para América Latina e Caribe (ISHALC), em parceria com laboratórios e distribuidores, iniciou no sábado (11), o Programa Testagem Solidária Covid-19. O programa prevê a instalação de postos em todo o Brasil e o estado de São Paulo recebeu o primeiro posto de testagem, instalado no estacionamento do Supermercado Extra, no município de Taboão da Serra. O primeiro dia de atividades foi bastante positivo, com uma grande procura por parte da população e mais de 100 testes foram aplicados pelos técnicos em enfermagem.

Segundo Eduardo Leite, presidente do instituto, “as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro terão postos em funcionamento já nessa semana. O acordo com os parceiros da área da saúde prevê que os preços praticados sejam inferiores aos do mercado”, disse. Hoje o teste rápido custa R$ 120,00 e pode ser dividido em até 10 vezes no cartão de crédito. Parte do valor das testagens será revertido em ações humanitárias no Brasil que são cooperadas pelo ISHALC.
O objetivo é criar alternativas para a população e ampliar o acesso à testagem. Os testes utilizados são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o resultado sai em 15 minutos. O ISHALC apoia a iniciativa e cedeu o Selo de Seguran-ça Humana para o programa por entender que ele atende aos Objetivos de Desenvolvi-mento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, particularmente o ODS-3 – Saúde e Bem-estar.