“Terça da Música” apresenta Jó e Jonga Lima

         



Em maio do ano passado, Jó e Jonga Lima fizeram shows marcantes na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA): ela, em lançamento do EP “Ao meu alcance”; ele, celebrando 30 anos de carreira. Agora, ambos exibem vídeos de registros ao vivo feitos durante seus espetáculos dentro da versão digital do projeto “Terça da Música”, no dia 21 de julho, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial).

 

Jó: “Conta Gotas” – A cantora Jó realizou o show de lançamento do EP “Ao meu alcance” na Sala do Coro do TCA. Disponível nas plataformas digitais, incluindo videoperformance no canal da artista no YouTube, o trabalho reúne músicas representativas que revelam a essência, intimidade e a força interpretativa de Jó como solista. Do repertório MPB e pop, a canção “Conta Gotas”, composta por Ramon Cruz e Edgar Abbehusen, foi registrada ao vivo, em vídeo, durante o espetáculo, com banda formada por Marcos Sena (contrabaixo e direção musical), Cacau Alves (percuteria), Buiu Morais (bateria), Sillas Gomez (teclados) e Bruno Michel (guitarras), sob direção artística de Gil Alves.

 

Jonga Lima: “Todo amor que se cometa” e “Esse samba tem alma” – O show “Caçador de Sonhos”, do cantor e compositor Jonga Lima, celebrou três décadas de criação e produção musical deste artista múltiplo. Entre discos solo e com parceiros, entre eles a banda Sambatrônica, realizou dez registros que passeiam pelo universo melódico do cancioneiro baiano. O repertório apresenta canções de amor e luta, desenhadas em uma musicalidade eletrônica, mas reverenciando o mais brasileiro dos ritmos, o samba, incluindo as músicas “Todo amor que se cometa” e “Esse samba tem alma”. O artista oferece uma mistura instigante de beats e instrumentos pré synth com os tradicionais violão, piano e guitarra, para cantar de modo firme, lírico e despojado. São canções de afeto, resistência e ritmo, criadas com uma veia pop e polifônica. “Caçador de Sonhos” reúne no palco os músicos Cassius Cardozo nos beats, Jélber Oliveira no piano e Julio Caldas na guitarra, com produção musical de Caji.

 

Sobre a “Terça da Música” – Desde a abertura da Nova Sala do Coro do TCA, em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente. Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e são rememorados pela internet, durante este atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais, através da exibição de registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Os materiais ficam dispostos no canal de YouTube do TCA, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.

 

“Terça da Música”

Registro: “Conta Gotas”

Jonga Lima

Registros: “Todo amor que se cometa” e “Esse samba tem alma”

Quando: 21 de julho de 2020 (terça-feira), 12h

Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial