COELBA RETOMA AULAS DA ESCOLA DE ELETRICISTAS EM FORMATO VIRTUAL

         



Adotando recursos de educação a distância, a Coelba retomou as atividades da Escola de Eletricistas, uma iniciativa voltada para a formação profissional para atividades em instalações elétricas em redes de distribuição de energia. O projeto tinha sido suspenso em março devido à pandemia de COVID-19, que impôs a necessidade do distanciamento social.

 

Cerca de 200 alunos já estão com acesso ao ambiente virtual para as aulas de  disciplinas teóricas.  São 11 turmas no total, 04 em Salvador, 03 em Feira de Santana, 02 em Serrinha, 01 em Ilhéus e 01 em Vitória da Conquista. Os encontros são realizados através das plataformas Google for Education e Microsoft Teams.

 

O curso da Escola de Eletricistas é oferecido também nos estados das outras distribuidoras da Neoenergia - Celpe (Pernambuco), Cosern (Rio Grande do Norte) e Elektro (São Paulo).  Ao todo, mais de 500 alunos retomaram as aulas em formato virtual, entre eles as 100 mulheres dos grupos exclusivamente femininos. A iniciativa é realizada em parceria com o Senai (Coelba, Celpe e Cosern) e com o Instituto Federal de São Paulo (Elektro).

 

“Queremos oferecer oportunidade a esse público que busca formação profissional em meio à crise para ajudá-los a participarem de processos seletivos e se inserirem com rapidez no mercado de trabalho”, diz Régia Barbosa, superintendente de desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia

 

Retomada com segurança

A solução foi aceita pelos alunos, que foram consultados sobre a possibilidade de participação nas aulas remotas antes de a empresa optar por esse modelo. Além disso, participaram de webinars sobre saúde e segurança e treinamentos sobre a utilização das plataformas.

 

“Orientamos que todos os estudantes reservassem um ambiente em casa para assistir às quatro horas diárias de aulas e usassem o uniforme do curso para favorecer o ambiente de ensino e aumentar a conexão. Além disso, instruímos com ações de passo a passo sobre o que fazer caso haja quedas na internet ou como tirar dúvidas no ambiente virtual”, relata Régia Barbosa.

 

As aulas presenciais serão reiniciadas nos próximos meses, após a conclusão do módulo teórico do curso. Essa etapa será realizada em ambientes abertos e seguindo o protocolo de acordo com as normas estaduais de saúde e segurança, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento de dois metros entre os alunos e as orientações de higiene pessoal.

 

Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas é realizada pela Neoenergia desde 2017 e já capacitou 1.330 alunos nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Desse total, 768 alunos foram contratados pelas empresas do grupo. Em 2019, a Neoenergia promoveu uma iniciativa pioneira ao criar as primeiras turmas exclusivamente para mulheres, na Coelba, a fim de promover a diversidade e inclusão.


Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).