Bolsonaro vira alvo de ação por ´toma lá da cá` com dinheiro da pandemia

         



Jair Bolsonaro (sem partido) se transformou em alvo de uma ação na Justiça após ser acusado pelo senador Major Olímpio (PSL-SP) de oferecer R$ 30 milhões em emendas parlamentares em troca de apoio político. De acordo com Olímpio, a origem da verba seriam os recursos para frear a pandemia do novo coronavírus.

A acusação do senador, que já foi apoiador do presidente, foi feita em entrevista à Globonews na última sexta-feira (24). Segundo Olímpio, Bolsonaro se utilizou de um intermediário para fazer a proposta aos senadores, com objetivo de obter votos dos parlamentares a projetos de interesse do governo.
Leia também

"Foi o toma lá, com o dinheiro do covid sim", disse Olímpio. O intermediário teria dito que os R$ 30 milhões seriam alocados "onde o senador quiser indicar para suas bases", mas ressaltou que a verba não seria para todos os senadores, o que evidenciaria o critério político da oferta.

“Não interessa os critérios técnicos que deveriam ser obedecidos pelo Ministério da Saúde para a distribuição dos recursos, é a planilha do senador", afirmou à Globonews.

Após a grave denuncia, o advogado Ricardo Bretenha Schmidt apresentou uma notícia crime no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Os fatos relatados pelo senador são extremamente graves, tendo em vista que verbas que devem ser utilizadas no enfrentamento da Covid-19 estariam tendo destinação apenas por critério político, razão pela qual devem ser objeto de apuração por parte do Ministério Público Federal", diz trecho da ação divulgado pelo UOL.

Schmidt pede que a denúncia seja encaminhada à Procuradoria-Geral da República, responsável por abrir uma investigação.

Na ação, o advogado ressalta que recursos públicos não podem ser designados apenas com base em interesses políticos.

“A oferta de distribuição de recursos públicos não teria sido efetuada para todos os senadores, bem como não possuía quaisquer critérios objetivos, mas apenas políticos", afirma o advogado em outro trecho.
Do Yahoo