Caetano Veloso faz apelo para vereadores contra instalação de fábrica em Santo Amaro

         



O cantor e compositor Caetano Veloso fez um apelo aos vereadores da cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia, cidade onde nasceu, para impedir a construção de uma indústria da empresa Orbi Química em um terreno da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O vídeo foi publicado nas redes sociais, no sábado, 25.

"Pensem profundamente nos problemas que Santo Amaro já vem enfrentando, muitas dificuldades em muitos anos por causa de questões ambientais", comenta Caetano no vídeo, fazendo menção à mineradora que provocou contaminação de chumbo da cidade.

Uma antiga fábrica, desativada em 1993, fez com que Santo Amaro seja, segundo alguns pesquisadores, a cidade mais contaminada por chumbo no mundo. Teria sido despejado na cidade mais de 490 mil toneladas de rejeitos contaminados por chumbo e outros metais, como cádmio e mercúrio.

"Não deixem que uma fábrica química da Orbi seja implantada no perímetro urbano da cidade de Santo Amaro e nem na beira do Rio Subaé", apela o artista.

O diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Danilo Barata, entregou, na última sexta-feira, 24, um documento à Câmara de Vereadores da cidade para tentar impedir a mudança. Contudo, o prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim (PP), argumenta que a instalação da indústria no local geraria mais de 150 empregos, segundo informações do UOL.
Do A Tarde/Foto: Reprodução internet