Codevasf fortalece estrutura de associação de catadores de Barreiras com equipamentos para usina de reciclagem

         



A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) beneficiou cerca de 300 famílias da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município de Barreiras e Além São Francisco com maquinários que permitirão aos catadores reciclar resíduos recolhidos, em uma usina de reciclagem própria. A ação representa investimento de R$ 182 mil — os recursos têm origem no Orçamento Geral da União e foram destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

“Nós vínhamos lutando há mais de 12 anos para nos organizar, mantendo toda a nossa documentação regularizada, com muito sacrifício, mas faltava o maquinário para trabalhar. Fizemos a listagem dos equipamentos, mostramos o nosso projeto de conseguir reciclar o material que recolhemos e esse maquinário, enfim, chegou via Codevasf”, diz Natanael Santos, presidente da associação.

A associação recebeu itens como esteira transportadora de resíduos, contêiner estacionário, balança eletrônica com capacidade para 1.200 kg, empilhadeira hidráulica, kit de informática (incluindo impressora, mesas e cadeiras), freezer, jogo de mesa, carrinho de plataforma, carro armazenagem e veículo utilitário.

“Esses equipamentos vão beneficiar não só o meio ambiente, como a própria cidade de Barreiras. E também vão melhorar a remuneração dos catadores”, diz Natanael. “Não temos salário. Trabalhamos por produção. Esse maquinário veio para ajudar. Que a sociedade como um todo possa ver que essa categoria, que é tão discriminada, se organizou e está trabalhando em prol de uma melhoria ambiental, e também para cada uma das suas famílias”, conclui.