COPA DO NORDESTE: BAHIA OU CONFIANÇA NA FINAL CONTRA O CEARÁ

         



Por Zedejesusbarreto
No secular “clássico rei” nordestino/cearense deu o Vozão ( 1 x 0 ), noite de terça-feira, em Pituaçu. Assim, o Ceará, invicto na competição, está vivo e inteiro na disputa o título do Nordestão 2020 contra o vencedor do confronto entre Bahia x Confiança, nesta quarta, 19h30, também em Pituaçu.
A taça será decidida em dois jogos, um no sábado (dia 1 de agosto) e outro na terça, dia 4. Salvador continua como sede e as partidas acontecem ainda sem público nas arquibancadas.
*
O Ceará venceu com um gol de cabeça do zagueiro gaúcho Clauss, aos 23 minutos da primeira etapa, após uma falta cobrada por Vinícius, alçando da direita. É uma equipe dura, cascuda, forte fisicamente, com atletas taludos e aplicados, e bem treinada por Guto Ferreira. Jogou mais que o rival, com mais apetite e objetividade.
*
Curiosidades:
- Em mais de 100 anos de rivalidade, foi a primeira vez que Ceará (o Vovô) e Fortaleza (o Tricolor Leão do Pici) se enfrentaram fora do seu estado, e sem plateia. E mais, valendo por uma semifinal da principal competição do Nordeste. Um jogo histórico para os cerarenses.
- Ambos vivendo um bom momento. O Fortaleza, treinado por Rogério Ceni, foi o primeiro colocado de seu grupo na fase classificatória e entrou em campo como o melhor do Nordeste – atual Campeão da Copa do Nordeste/ 2019. O Ceará foi o segundo colocado na classificação de grupo, invicto, e volta a disputar o título depois de quatro anos; sagrou campeão em 2015, em cima do Bahia. À frente do Vovô, agora, está o bom treinador Guto Ferreira, o “Gordiola”, aquele mesmo que já treinou com sucesso (foi Campeão do Nordestão) o Bahia, .
**
Clássico Rei do Vô
Não foi um jogo vistoso, de boa técnica. Brigado, com muitas faltas, poucas sequências de passes e raros lances de área. Mas não faltou aplicação e correria. O Ceará encarou como decisão, dividiu todas, marcou muito, o tempo inteiro, todo o campo e não deixou que o Fortaleza de Ceni, mais leve, mais de toque de bola, evoluísse e chegasse perto de sua área. Quando preciso, matava as jogadas, impedia o contragolpe parando lances com faltas.
Na segunda etapa, a partir dos 25 minutos, até que o Tricolor do Pici apertou, fez pressão. Teve boa chance de empatar aos 35’, quando Yuri Cesar pegou um rebote na entrada da área inimiga e bateu forte, rasteiro e colocado mas a bola , caprichosa, raspou a trave, o goleiro Prass só espiando. No mais, bem arrumado, o Vovô suportou bem e é finalista.
*
O Ceará tem méritos. Um goleiro experiente e ainda inteiro, Prass; o bom zagueiro Tiago, que atuou pelo Bahia e foi Campeão do Nordeste pelo tricolor, sob o comando de Guto “Gordiola’ Ferreira; mais os rodados e malandros Leandro Carvalho e Rafael Sobis e o Vini, Vinícius, aquele mesmo que fez nome também vestindo a beca do Trikcolor Baiano.
O Vozão vai querer a Taça Orelhuda de novo. Tem cacife.
**
As finais do Baianão
O Campeonato Baiano 2020 será decidido, a partir desta quarta-feira, num quadrangular, em confrontos de ida e volta, entre os quatro melhores classificados na primeira fase: Bahia, Juazeirense, Atlético de Alagoinhas e Jacuipense. Os locais e horários estão definidos:
- Quarta, dia 29, às 21h30, no Adauto Moraes/Juazeiro: Juazeirense x Atlético Alagoinhas
- Quinta, dia 30, às 17h30, no Eliel Martins / Riachão : Jacuipense x Bahia
Os jogos de volta, que definem os finalistas, acontecerão no domingo, às 16 horas:
- Atlético x Juazeirense, no Carneirão/ Alagoinhas.
- Bahia x Jacuipense, em Pituaçu/ Capital.
Foto: Ceará SC