Duos musicais fazem a ´Terça da Música`

         



Bruna Barreto e Filipe Lorenzo fizeram show na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) em outubro de 2018. Aline Falcão e Rodrigo Heringer se apresentaram no mesmo palco em dezembro do mesmo ano. Agora, estes dois duos musicais participam da versão digital do projeto “Terça da Música”, no dia 4 de agosto, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), exibindo registros ao vivo de seus espetáculos no espaço.

 

Bruna Barreto e Filipe Lorenzo: “Mina” e "Sistema Financeiro" – Bruna Barreto (voz) e Filipe Lorenzo (voz e violão) se reuniram no palco da Sala do Coro do TCA para comemorar oito anos de parceria. A noite foi uma grande celebração das suas trajetórias artísticas e apresentou os trabalhos autorais dos artistas, além de releituras da música popular brasileira. Ambos tiveram seus trabalhos reconhecidos no I Prêmio Caymmi de Música (2015), onde Bruna Barreto foi premiada como Intérprete de Canção e Filipe Lorenzo levou o prêmio de Melhor Música e Arranjo. No show, eles fizeram um passeio em suas referências musicais, indo do jazz ao pop, do blues à música afro-baiana e do samba ao rock, acompanhados pelos músicos Alexandre Vieira (baixo), Felipe Guedes (guitarra), Dani Mota (percussão), Gabriel Zunga (bateria) e Olivier Lamorthe (piano elétrico), com direção artística de Talis Castro e produção executiva de Edmilia Barros. Duas canções do repertório do show, registradas ao vivo, poderão ser vistas na “Terça da Música”: “Mina” e “Sistema Financeiro”.

 

Aline Falcão e Rodrigo Heringer: “Yekermo Sew” e “O Mar” – Um passeio por diferentes sonoridades e sensações é o que propõe o duo formado pelos multi-instrumentistas Aline Falcão (piano, sanfona, sintetizador, voz e percussões) e Rodrigo Heringer (vibrafone, bateria, eletrônicos e outras percussões). Na Sala do Coro do TCA, eles fizeram sua apresentação de estreia. Inspirado na diversidade dos sons e suas combinações infinitas, nasceu o espetáculo musical “Este e Tantos Mares”, que busca traçar um paralelo entre a música e o mar: lugares de conexão, pluralidade e fluxo entre horizontes, pessoas e linguagens, o fluxo entre culturas e sonoridades, convidando o público a navegar por diferentes oceanos musicais. Além de composições autorais, o duo interpretou músicas de grandes compositores, a partir de arranjos cuidadosos e instrumentos variados. Na “Terça da Música”, duas músicas tocadas na noite: “Yekermo Sew”, do etíope Mulatu Astatke, e “O Mar”, com participações especiais de Isaac Falcão (percussão), Vanessa Melo (clarineta e voz) e José Izquierdo (percussão).

 

Sobre a “Terça da Música” – Desde a abertura da Nova Sala do Coro do TCA, em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente. Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e são rememorados pela internet, durante este atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais, através da exibição de registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Os materiais ficam dispostos no canal de YouTube do TCA, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.

 

“Terça da Música”

Bruna Barreto e Filipe Lorenzo

Registros: “Mina” e "Sistema Financeiro"

Aline Falcão e Rodrigo Heringer

Registros: “Yekermo Sew” e “O Mar”

Quando: 4 de agosto de 2020 (terça-feira), 12h

Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube
www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial