TCA em Casa: confira programação da quarta semana de agosto

         



O “TCA em Casa”, programação em ambiente digital do Teatro Castro Alves (TCA), chega ao final de agosto com mais uma jornada de opções culturais para o público, mantendo as atividades de difusão da arte e dando acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgatando memórias e compartilhando informações. Destaque para a edição deste mês do “Domingo no TCA”, que apresenta “Lub Dub”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA).

A 10ª edição do projeto “Ficha Técnica” reúne dois profissionais que atuam numa das frentes prioritárias do TCA: o fomento à cadeia produtiva da cultura e à engenharia do espetáculo. Na segunda-feira, dia 24 de agosto, às 18h, em live na página de Instagram do TCA (www.instagram.com/teatrocastroalvesoficial), Dário Silva, técnico do Núcleo de Produção da Diretoria Artística do TCA, e Nei Lima, assessor da Coordenação Geral do Centro Técnico do TCA, conversam sobre as atividades de seus setores, que oferecem variados serviços de apoio a artistas e profissionais das artes. Nesta série, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.

 

Dois dos nomes mais produtivos e respeitados da nova cena musical de Salvador, Aiace e Pirombeira participam da versão digital do projeto “Terça da Música”. Registros de seus trabalhos autorais, que já tiveram palco na Sala do Coro do TCA, poderão ser vistos no dia 25 de agosto, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). A cantora Aiace apresenta vídeo da canção “De Qualquer Maneira”, integrante de seu primeiro disco solo, e a banda Pirombeira exibe clipe de “O Morro”, single lançado em 2018. Esta série rememora espetáculos musicais realizados no espaço desde sua reabertura, em julho de 2018, em que as terças-feiras ficaram tradicionalmente reservadas a shows de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”.

 

Mantendo em ambiente digital um dos principais projetos continuados da cultura do Estado, o Domingo no TCA do dia 30 de agosto, das 11h às 23h, no canal de YouTube do TCA, oferta a íntegra de “Lub Dub”, grande sucesso recente do BTCA. Estreada em 2017, a obra foi considerada um dos 10 espetáculos de dança fundamentais daquele ano pela revista Bravo! e teve uma bem-sucedida carreira de circulação. Criada pelo dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia percussiva é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo.

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança da Bahia, desde início de maio, tomaram a virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, além de grandes aulões públicos em lives às sextas-feiras, 15h, no Instagram (www.instagram.com/btca.oficial) – nesta semana, um especial do “BTCA Movimenta Home Office”, com a bailarina Dina Tourinho e a técnica de Iluminação do BTCA, Juliana Mendonça. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” mantém sua prática de alongamento semanal, nas segundas, às 18h30.

 

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Logo em março, a Orquestra Sinfônica da Bahia lançou a “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos diversos que levam sua música e experiência para a internet. São oportunidades digitais para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo.

 

No dia 27 (quinta-feira), às 19h, vai ao ar o “OSBAMIX Convida” com Marly Montoni, no qual a soprano interpreta junto com músicos da OSBA a Ária “Porgi amor, qualche ristoro Fígaro”, da Ópera “As Bodas de Fígaro”, do compositor W.A. Mozart (1756-1791). O vídeo será exibido no canal oficial da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia).

 

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica do TCA, transferidos para o ambiente digital, seguem em andamento, ofertando ensino a distância para pessoas interessadas em adentrar neste mundo. As turmas são: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm duração de três meses, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom.

 

Cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde pública, todos os projetos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem demandar encontros presenciais e deslocamentos.

 

TCA em Casa

4ª semana de agosto de 2020

 

24 DE AGOSTO DE 2020 (SEGUNDA)

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

= Ficha Técnica

Com Dário Silva e Nei Lima, 18h

= BTCA Movimenta Home Office

Alongamento com Dina Tourinho, 18h30

 

25 DE AGOSTO DE 2020 (TERÇA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Terça da Música

Com Aiace e Pirombeira, 12h

= Aulas abertas BTCA

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30

 

26 DE AGOSTO DE 2020 (QUARTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

 

27 DE AGOSTO DE 2020 (QUINTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Aulas abertas BTCA

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30

= #OSBAFLIX

“OSBAMIX Convida” com Marly Montoni, 19h

 

28 DE AGOSTO DE 2020 (SEXTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Aulões do BTCA

Especial “BTCA Movimenta Home Office” com Dina Tourinho e Juliana Mendonça, 15h

 

30 DE AGOSTO DE 2020 (DOMINGO)

= Domingo no TCA

“Lub Dub” do Balé Teatro Castro Alves, 11h às 23h