Campanha de doação de sangue com os militares segue para a Vila Militar do Bonfim nesta quinta-feira (10)

         



Os Hemóveis da campanha Doe uma Gota de Carinho, parceria entre a Fundação Hemoba e a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), seguem para a Vila Militar do Bonfim nesta quinta-feira (10), após dois dias na Vila Militar do CAB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O atendimento aos militares e à sociedade civil acontece das 8h às 17h.

No primeiro dia de campanha no CAB, a Hemoba registrou 67 candidatos à doação, 60 bolsas coletadas e 11 cadastros de doadores de medula óssea nas unidades móveis. A mobilização tem o objetivo de sensibilizar a tropa e a sociedade civil para a doação de sangue e manutenção dos estoques do hemocentro, que tem estado crítico por conta da pandemia.

O médico hematologista e diretor da Hemoba Fernando Araújo comenta que o apoio da Polícia Militar nesse momento mostra o compromisso da tropa com a população baiana e a justiça social. “O primeiro dia de coleta foi um sucesso! Ficamos muito agradecidos!”, avalia.

De janeiro a agosto de 2020 os estoques de sangue tiveram uma queda significativa, representando uma baixa de 17% de candidatos à doação e de 15% de bolsas coletadas em relação ao mesmo período de 2019. Para evitar essa constante, a Hemoba tem atendido por Hora Marcada, tem levado os Hemóveis a bairros e condomínios no intuito de facilitar o acesso das pessoas à doação de sangue e fortalecido parcerias.

No interior
No interior, as doações podem ser realizadas nos 24 postos fixos de coleta da Hemoba, que incluem as cidades de Feira de Santana, Camaçari, Eunápolis, Barreiras, Recôncavo da Bahia, Alagoinhas, Vitória da Conquista e outras regiões do estado.

Posto fixo no Salvador Shopping
Desde o início de agosto a Hemoba está funcionando em um posto de coleta fixo no Salvador Shopping para garantir o acesso de ainda mais pessoas. A unidade funciona de segunda a sábado, das 12h às 19h30, até outubro.

Foto: Evandro Borges