Coelba orienta para prevenção de acidentes com a rede elétrica

         



O momento de construir e reformar o imóvel é acompanhado de muitas expectativas e requer alguns cuidados. Pensando nisso, a Coelba organizou orientações essenciais para garantir a segurança em situações que envolvam a rede elétrica no momento de reformar ou construir. O alerta se torna ainda mais importante ao saber que a construção e a manutenção civil estão entre as principais causas de ocorrências com vítimas envolvendo a rede elétrica. Dessa forma, a companhia age de modo preventivo levando informação à população em relação aos cuidados com a segurança.  

 

Antes de começar qualquer intervenção, é preciso estar ciente de que as paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves, seja durante a construção ou reforma da residência. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da Coelba estão autorizadas a tomar tal iniciativa. “Para o acidente acontecer, não necessariamente a pessoa precisa tocar no cabo. Às vezes, somente a proximidade pode ocasionar uma descarga por indução elétrica, o que também provoca diversos danos ao corpo humano. Por isso a orientação da distância segura é tão importante de ser seguida”, declara o gerente de Saúde e Segurança, Harley Albuquerque.    

   

Ao iniciar as atividades pela casa, recomenda-se ficar atento na hora de utilizar objetos como barras de ferro, sarrafos, réguas de reboco, vergalhões e outros tipos de materiais metálicos, pois eles podem conduzir a corrente elétrica ao se aproximarem da rede. O cuidado também deve ser seguido ao montar andaimes e utilizar escadas, que devem sempre ser mantidos longe da rede elétrica, pois essas estruturas podem conduzir energia e causar choque elétrico.  

   

O aconselhado é sempre contratar um profissional especializado para construir ou reformar. Essa recomendação é ainda mais importante em serviços que envolvam energia elétrica, principalmente em ambientes internos. Somente o especialista terá condições de lidar com a fiação enquanto estiver realizando as intervenções na casa, diminuindo os riscos de acidentes desnecessários”, informa Albuquerque. O gerente aproveita para reforçar que, durante toda a obra, os profissionais precisam utilizar equipamentos de proteção, como capacetes e luvas.   

   

De uma forma geral, o ideal é restringir o acesso e evitar a circulação em cômodos que estejam sendo reformados, principalmente com a existência de crianças em casa. “Temos o trabalho constante em alertar a população sobre os riscos de acidentes que algumas atitudes causam, levando informação e aumentando o nível de conscientização para prevenção”, afirma o gerente de Saúde e Segurança.  

   

Instalação de antenas   

 

A reforma e a construção da casa podem vir acompanhadas da instalação de antenas. Daí a necessidade de seguir algumas orientações voltadas à prevenção de acidentes, já que o equipamento deve ser mantido a uma distância segura da rede elétrica. Na situação de chuvas ou ventos fortes, a antena pode inclinar ou cair em direção aos cabos, o que representa um risco não somente para as pessoas que residem na casa como também interfere na rede de distribuição e afeta o fornecimento de toda a região. Caso isso aconteça, jamais segure ou tente recuperar a antena, pois o risco de choque é grande.  

 

Diante de um acidente envolvendo a rede elétrica, acione o Serviço Médico de Emergência pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para ocorrências na rede, a Coelba pode ser contatada pelos canais de atendimentos através do 116.