Você sabe o que fazem com os seus dados na internet?

         



Você sabe o que fazem com os seus dados na internet?

Por Janara Rodrigues

O Dilema das Redes é o mais novo documentário da plataforma estreaming, Netflix, sob direção de Jeff Orlowski, que entrevista ex-funcionários de grandes empresas como Google, Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Snapchat e especialistas em tecnologia. Eles revelam como agem as redes sociais na busca por sua atenção e de que forma tudo isso saiu do controle deles. E fazem um alerta: As redes sociais podem ter um efeito devastador sobre a democracia e a humanidade.

O ex- presidente da Pinterest, e também ex- diretor de monetização do Facebook, Tim Kendall, revela que as pessoas são ingênuas sobre os efeitos colaterais de grandes proporções, além dos problemas de saúde mental. No documentário ele fala ainda que seus filhos são proibidos de usarem celular. Kendall explica que as empresas buscam por sua atenção, mas disputam o quanto da sua vida será doado para estas Redes.

Tristan Harris, ex-designer ético do Google em seu depoimento questiona: "Estamos sob algum tipo de feitiço? Porque olhamos ao redor e as pessoas estão enlouquecendo, isso não pode ser normal". Então qual o problema da indústria da tecnologia? Harris explica que para além das fake news, eleições manipuladas, polarização, existe por baixo de tudo isso, uma única fonte que tenta comandar todos os comportamentos humanos e que seria justo que todos soubessem. Para Tristan é como se fosse um dever ético e moral falar sobre esse grande sistema.

O Documentário trás inúmeras reflexões sobre a atuação dessas grandes empresas e como elas influenciam e até ditam sua forma de pensar, agir, consumir e se comportar. Mostra informações de como manipular o psicológico das pessoas para terem mais engajamento, com isso, mais pessoas conectadas e conseqüentemente, mais dinheiro para as plataformas, pois para eles, somos cobaias, zumbis.

Um dos problemas que são conseqüências reais do uso excessivo das redes são: Alteração do seu senso de autoestima, afetar seu cérebro, te obrigar a viver um ciclo vicioso que te faz imaginar no que você vai postar em seguida pra se manter preso a estas redes.

Outro ex-funcionário do facebook, Chamath Palihapitiya, destaca que as pessoas estão vivendo a era da falsa fama. "É uma popularidade frágil, falsa e de curto prazo que nos deixa mais fúteis e vazios".

Segundo Chamath, houve um aumento de 70% na taxa de suicídio entre adolescentes mulheres, além de casos como depressão e ansiedade, devido ao uso excessivo das redes sociais. Ele Alerta pais, crianças e adolescentes a diminuírem ou pararem de usar de forma excessiva todo esse sistema viciante.

Além dos danos psicológicos, que são provocados na vida dos usuários, o documentário Dilema das Redes, aponta questões como a grande manipulação nas eleições de 2016, as fake news e a eleição de Bolsonaro, e mostram ainda quais países em desenvolvimento foram alvos dessas operações estratégicas.

Os perigos desse descontrole, segundo os entrevistados, são a degradação das democracias, a destruição da humanidade pela ignorância e até uma guerra civil que possa acabar com parte da humanidade. Os ex-funcionários do Google, Facebook e demais redes, recomendam no documentário, que as pessoas desabilitem o maior número de aplicativos que puderem, desativem notificações e saiam do sistema, parem de usar as redes sociais, como se fosse um consolo diante de todo estrago causado por todos eles.
------------------------------
Jornalista