Odiosvaldo propõe construção de quatro Casas de Parto em Salvador

         



O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) apresentou Projeto de Indicação no dia 10 de outubro propondo a abertura de quatro Casas de Parto nas regiões de Itapuã, Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário e Cajazeiras. Segundo o pedetista, "o Poder Público tem que estar preparado para atender todas as gestantes, garantindo-lhes um parto seguro, com toda dignidade e em total concordância com as últimas evidências científicas".

O edil diz ainda que o parto seguro já começa com o pré-natal bem feito, assistência dada nos nove meses de gestação, visando melhorar e evitar problemas para a mãe e para a criança neste período e no momento do parto. Ele cita também
a importância do Parto Humanizado, que acredita na fisiologia do parto natural respeitando os diversos aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e sua família. "Dando o protagonismo do parto a mulher e direito de reconhecimento e escolha".

Odiosvaldo Vigas salienta que muitas mulheres ao relatarem seus partos via cesariana, mostram a frustração de não terem tido seus filhos de forma natural. "Devemos considerar que a humanização do parto entende a gestação e o parto como eventos fisiológicos perfeitos, onde apenas 15 a 20% das gestantes apresentam adoecimento neste período precisando de cuidados especiais".

O legislador frisa que as quatro regiões escolhidas são das mais emblemáticas de Salvador, com considerável população. "E com carências específicas, inclusive a necessidade de um Hospital, que atenderia não só a esses locais, mas a grande parte da Cidade".