Hoje é o dia D de vacinação contra várias doenças

         



Hoje, sábado, 17 de outubro, é o dia D das campanhas de vacinação contra pólio, sarampo e multivacinação. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar 151 pontos de imunização espalhados por toda a cidade de Salvador, entre 138 postos fixos e 13 volantes, além de dois drive thrus : na Arena Fonte Nova e no Atakarejo de Fazenda Coutos , onde será possível ter acesso às doses sem a necessidade de descer dos veículos. O horário de atendimento será das 8h às 17horas.

A campanha que iniciou no último dia 5, prossegue até 30 de outubro. A estratégia contra paralisia infantil já imunizou pouco mais de 3,5 mil crianças entre um e menores de cinco anos de idade. O Dia D também será mais uma oportunidade para que os pais levem os filhos, crianças e adolescentes até 15 anos, para analisar a situação vacinal e completar os esquemas, caso necessário.

Entre as vacinas disponíveis estão contra hepatite A, VIP, Meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP e tríplice viral. Jovens e adultos de 20 a 49 anos também devem buscar os pontos de imunização para se protegerem contra o sarampo.

A Subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis da secretaria Municipal de saúde de Salvador, Doiane Lemos destaca, “são mais de 20 vacinas diferentes envolvidas. Muitas mães devido a pandemia do coronavírus ocorrida este ano ficaram com medo de sair de casa e não levaram as crianças aos postos de saúde. Agora está na hora de regularizar esta situação. Vamos olhar as carteiras e ver quais precisam ser atualizadas. È muito importante levar o cartão de vacinas.”

Doiane ainda ressalta que vacinadas, “as crianças evitam de se contaminar com as doenças e disseminar para toda a camada da população.”

Luciana de Jesus, 40 anos, tem uma filha de 5 anos e já separou o cartão de vacinas de Beatriz, “realmente estava receosa de sair com Bia para vacinar, mas como a própria prefeitura está convocando vou levar ela para regularizar o cartão. Também vou aproveitar para colocar o meu cartão em dia.”

Os pontos de vacinação serão distribuídos entre os seguintes bairros: Cajazeiras, Boca do Rio, Barra, Rio Vermelho, Pau da Lima, Itapuã, Liberdade, Cabula, Beiru, Centro Histórico, São Caetano, Valéria, Brotas e Itapagipe.

A prefeitura também informa, que todas as medidas de segurança contra a Covid-19 serão aplicadas durante toda a campanha. Salienta, que mesmo em época de pandemia, é necessária a preocupação com a prevenção em relação às demais doenças.