7 de setembro: desfiles, Bolsonaro e excluídos

  • Post category:BRASIL / Manchete
No momento você está vendo 7 de setembro: desfiles, Bolsonaro e excluídos

Milhares de pessoas se espalharam ao longo da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para prestigiar, esta manhã, o desfile de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Sob sol forte e com a umidade do ar abaixo de 39% já às 10h, o público ocupou cada espaço sombreado de onde podia assistir ao tradicional desfile cívico-militar, incluindo a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e a homenagem a cidadãos, servidores públicos e órgãos que atuam na reconstrução do Rio Grande do Sul, recentemente afetado pela maior tragédia climática da história do país.

A Polícia Militar do Distrito Federal não divulga estimativa de público. Mas pessoas que costumam frequentar o evento na capital federal disseram à Agência Brasil que tiveram a impressão de que, este ano, havia menos público. Destacaram, também, um caráter mais diverso da cerimônia.

Já na avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o último a discursar no ato convocado na avenida Paulista contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Bolsonaro defendeu a anistia dos condenados pelas depredações nas sedes dos três poderes em 8 de janeiro de 2023 e se disse vítima de uma perseguição. “A gente estava atrapalhando o sistema”, afirmou em cima do carro de som.

Para o ex-presidente, sua eleição em 2018 foi uma “falha do sistema”. Ele questionou o inquérito aberto pelo TSE para apurar a invasão dos sistemas de votação e também a investigação da reunião com embaixadores em 2022 que colocava em dúvida a lisura das urnas eletrônicas.

Salvador

O tradicional ato cívico do Sete de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil, é realizado na manhã deste sábado, em Salvador.

O evento acontece a partir das 9h, entre o Largo do Campo Grande e a Praça Castro Alves, região histórica da capital baiana. No percurso, equipes do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil, além de grupos de fanfaras e estudantes, vão desfilar.

Antes disso, as tropas foram revistadas e a bandeira do Brasil foi hasteada, na presença do governador do estado, Jerônimo Rodrigues.

O desfile do 7 de Setembro foi marcado por reverências a luta pela Independência, mas também pela corrida eleitoral ao Palácio Thomé de Souza. O prefeito e candidato à reeleição Bruno Reis (União Brasil) participou da cerimônia de hasteamento das bandeiras de Salvador, da Bahia e do Brasil, e acompanhou o desfile com representantes das Forças Armadas e de entidades civis, no Campo Grande. A vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) também esteve presente.