A eleição de Tucano deste ano terá uma mudança que não acontecia desde 2008: o médico, Dr. Igor Nunes, que é ex-prefeito da cidade, não será candidato e estará de fora da disputa. Ele decidiu, após conversas com lideranças locais e estaduais, ceder para que o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) indicasse um outro nome.
Na sexta-feira (14/junho) durante a abertura da Conferência Eleitoral do partido, em Salvador, a decisão foi compartilhada com o presidente estadual do PT, Éden Valadares, e a deputada estadual Fátima Nunes, e o martelo foi batido. No lugar de Dr. Igor, o professor Afonso assume a vaga e será o pré-candidato a prefeito de Tucano.
Nascido no distrito de Rua Nova, em Tucano, Afonso Jesus de Souza tem 45 anos e há 24 atua como professor na rede pública e particular de ensino do município. No currículo dele consta a autoria de criação, em 2018, do Projeto Educação Conectada, que levou internet banda larga para todas as escolas e pretende, ainda, garantir laptops para os estudantes e notebooks para os professores, além da criação de laboratórios de robótica e equipamentos de tecnologia.
O site Retratos e Fatos fez contato com o ex-prefeito neste sábado (15/junho), que falou, pela primeira vez, sobre sua desistência. “Nós trabalhamos até o último minuto para que a oposição de Tucano seguisse unida, focada em um projeto de desenvolvimento moderno para o município e que garantisse um futuro melhor para todos, e não apenas para poucos, como a gente vê hoje. Como não foi possível, dialogamos bastante com os membros do PT e chegamos ao consenso de que o nome do professor Afonso representa muito bem tudo o que sonhamos hoje para o município. Ele tem meu total apoio e de todos”, disse Dr. Igor.
Dr. Igor e o professor Afonso estiveram neste sábado no distrito de Tracupá, onde se reuniram com o presidente municipal do PT, Sérgio Evangelista, para tratar de outros assuntos relacionados à pré-candidatura e as próximas etapas que serão realizadas no município. Com a confirmação, o professor Afonso deverá enfrentar, como principal adversário, o atual prefeito, pré-candidato à reeleição.