Por Alcione Bastos
Primeiro objeto de desejo de todos os mamíferos, feliz daquele que teve uma teta pra mamar quando nasceu. Delas brotam o melhor e mais completo alimento que existe. Seiva da vida, salva o animal, sacia o estômago faminto.
O primeiro sinal de mudança da menina antes de se tornar mulher, antes mesmo do sangue menstrual, elas despontam e encantam. Trazem com elas, um mundo de fantasias. Ah, o primeiro soutien! Mamilos arrepiados por baixo do tecido, um colo à mostra, protuberância que se insinua aos olhos de quem vê, fartos ou escassos, tanto faz!
Mamas, peitos, úbere, poma, pomo, seios, tetas. De todos os formatos e tamanhos, são deliciosamente lindos. Uma mulher tem mais orgulho dos seus peitos do que da sua vulva, eles geram prazer e poder, mas também podem ser motivo de preocupação, vergonha, medo principalmente quando não são valorizados e quando adoecem.
As mamas são tão importantes que existe um mês dedicado só a elas no mundo inteiro, e uma cor. O outubro é rosa!
Cantados em prosa e em verso, para Arnaldo Antunes os peitos são dois farois que apontam o alto, já Caetano Veloso com sua vaca profana, divinizou as tetas. Jogou o leite bom na sua cara e o leite mau na cara dos caretas.
Um órgão único e perfeito, formado por três tipos de tecido: – adiposo que lhe dá forma e tamanho, – conjuntivo que lhe confere sustentação e suporte e – glandular, responsável pela produção do leite materno, verdadeiro néctar da vida.
Que mulher não deseja uma teta rija e sedutora? Quantas desejam aumentar, diminuir, tornar túrgida de novo, as suas tetas, para tanto, se submetem a todo tipo de promessa e cirurgia. Elas são cortadas e injetadas de silicone, uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias até que se sintam plenamente satisfeitas com suas tetas.
As mamas mudam mensalmente na TPM, a cada gestação e quando a mulher amamenta, pois elas são receptoras de dois hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, responsáveis por essas mudanças. Há quem diga que o peito muda de cheiro quando acariciado e sugado com desejo. Algumas mulheres chegam ao orgasmo quando sugam suas tetas. Muitos homens alimentam fantasias sexuais, sugando as tetas da sua mulher e alguns sentem ciúmes até do próprio filho (a) ao vê-los (as) sendo amamentados. Muitos nunca irão, porém, confessar.
São diversos e únicos em cores, tamanhos e formas. As aréolas são circulares e pigmentadas variando de tonalidade entre o rosado, os vários tons de nude e de marrom. No centro de cada uma, está o mamilo com um orifício por onde sai o leite. Na aréola também estão as papilas de Montgomery, pequenas saliências que possuem uma importante função para os mamilos. Elas secretam um óleo que evita o ressecamento e as rachaduras da pele.
Quando as mamas adoecem, a mulher sofre não apenas fisicamente mas também emocionalmente. As mamas muitas vezes não dão sinal logo que adoecem e a pessoa só descobre tardiamente, nódulos, cistos ou tumores. Esses podem ser invasivos, gerando metástases. O processo que cada mulher passa durante o tratamento de um câncer de mama vai além da dor das cirurgias, quimio e radioterapias, a mudança no relacionamento e no seu modo de vida, isolamento social e às vezes abandono, sentimentos de culpa, medo e vergonha. Um duro golpe na auto estima de qualquer mulher, não raro gerando transtornos emocionais principalmente a depressão. Os homens também têm mamas e elas podem igualmente adoecer de diversas formas. Ao menor sinal de mudança nas mamas ou em uma delas, procurem ajuda de um profissional especializado.
Benditas tetas, sagradas e profanas ao mesmo tempo, representantes da feminilidade e da sensualidade da mulher.
Benditas tetas!
————————————————————————–
Médica e Sexóloga – @draalcionebastos