Morre Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira

  • Post category:Gente / Manchete
No momento você está vendo Morre Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira

O publicitário Washington Olivetto, de 73 anos, faleceu neste domingo (13), em um hospital no Rio de Janeiro, devido à falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado há cinco meses, enfrentando complicações pulmonares.

Olivetto deixou sua marca indelével no mundo da publicidade. Criador do inesquecível garoto Bombril e da Democracia Corinthiana, ele conquistou mais de 50 Leões no prestigiado Festival de Cannes, apenas na categoria de filmes. Em 2001, ele fez história ao ser o único latino-americano a receber o renomado Clio Awards, uma das maiores honras da publicidade mundial.

Seu legado inclui campanhas memoráveis, como as do casal Unibanco, o cachorrinho da Cofap e o emblemático comercial “O Primeiro Sutiã”, da Valisere. Não só sua genialidade publicitária, mas também sua personalidade, inspiraram o cantor Jorge Ben Jor a compor duas músicas: “Alô, Alô, W/Brasil” e “Engenho de Dentro”. Até em restaurantes ele foi homenageado, com pratos batizados com seu nome, como uma forma de reconhecimento e carinho.

Descendente de italianos da Ligúria, Olivetto nasceu na Lapa, em São Paulo. Ele era pai de três filhos: Homero e os gêmeos Antônia e Theo. Seguindo os passos de seu pai, que era vendedor, encontrou sua vocação na publicidade e se tornou um dos maiores nomes do setor no Brasil.

Grande torcedor do Corinthians, foi um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana em 1981, quando ocupava a vice-presidência do clube. Em 2013, sua trajetória foi celebrada no Carnaval pela escola de samba Gaviões da Fiel, em um desfile que destacou suas contribuições para a publicidade e o futebol.

Aos 70 anos, em 2021, durante a pandemia, ele lançou seu próprio podcast, o W/Cast, em parceria com a HUB Mídia, provando que sua criatividade não conhecia limites, nem mesmo no mundo digital.