Contribuir diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde, segundo a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), é o objetivo do Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, que mobilizou, na manhã de sábado (5), os hospitais universitários Professor Edgard Santos (Hupes) e a Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Apoiado pela vereadora, o mutirão envolveu cerca de 650 atendimentos, em diversas especialidades, incluindo consultas especializadas, cirurgias eletivas e exames diagnósticos.
“Estou entusiasmada com essa ação, que visa reduzir as filas e dar mais agilidade ao cuidado com a nossa população. Ela mostra o poder da integração entre o SUS, as universidades e o governo federal para fortalecer o acesso à saúde pública de qualidade em Salvador e na Bahia”, destacou Aladilce na solenidade de abertura do projeto, no Hupes.
Iniciativa estratégica
Como explica Aladilce, o projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é uma iniciativa estratégica permanente ao longo do ano, mobilizando os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh. O objetivo é ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país.
Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o Ebserh em Ação já promoveu, só este ano, 166 mutirões no país. No Dia E, o mutirão foi intensificado para atender a mais de 600 pessoas em um único dia.
Professora de enfermagem da Ufba e dirigente do Sindsaúde-BA, Aladilce, que é líder da bancada da oposição na Câmara de Salvador, participou do evento ao lado do reitor em exercício da Ufba, Penildon Silva Filho; dos deputados federais baianos Jorge Solla (PT) e Alice Portugal (PCdoB); da diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Aline de Oliveira Costa; e do superintendente do Hupes-Ufba/Ebserh, José Valber Lima Meneses, além de profissionais das instituições envolvidas.
Foto: Victor Queirós – Assessoria