Parque Histórico Castro Alves recebe projeto “Teatro e História: Uma Ocupação no Museu”

  • Post category:CULTURA
No momento você está vendo Parque Histórico Castro Alves recebe projeto “Teatro e História: Uma Ocupação no Museu”

A cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, local onde nasceu o poeta Castro Alves, está recebendo no mês de julho o projeto Teatro e História: Uma Ocupação no Museu. A ocupação vai transformar o espaço do Parque Histórico Castro Alves (PHCA) em um palco vivo onde histórias do passado serão trazidas à tona por meio de encenações, leituras dramáticas e interações com o público. Serão abordadas temáticas como memória, identidade, resistência e transformação social. Tudo de forma gratuita. Os atores serão os mediadores entre o visitante e os acervos.

“É uma proposta cultural que une o poder da performance teatral à riqueza do patrimônio histórico do museu referência do poeta Castro Alves, criando uma experiência única, ao mesmo tempo, imersiva e reflexiva”, afirma Reiny Oliveira, idealizadora. O projeto foi contemplado no Edital Museus e Patrimônio da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Estado (SecultBA) via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura (Minc) – Governo Federal.

Neste mês de junho estarão abertas as inscrições para a residência de dois meses que começam em julho com visita guiada, bate-papo com a direção do museu, oficina de criação de personagens e textos teatrais. Informações pelo celular: (75) 98279-0060. Já em agosto, a ocupação realizará 12 apresentações. As datas e horários serão divulgados em breve. O projeto Teatro e História vai beneficiar 1.600 pessoas entre adultos, jovens e idosos da comunidade de Cabaceiras do Paraguaçu e cidades vizinhas.

“O projeto será um espaço de escuta, troca e descoberta. A cada encontro, jovens ganharão confiança, se expressarão e criarão juntos. Conhecer a vida e a obra do poeta Castro Alves inspira esse processo, que fortalece a autoestima, a identidade e a conexão com a cidade e com suas próprias histórias”, afirma a arte-educadora Larissa Passos.

O produtor cultural, Cristiano Cardoso, ressalta a importância de se valorizar e resgatar o imenso legado que deixado por Castro Alves. “Precisamos nos apropriar dessa herança – não como algo distante, mas como parte viva da nossa identidade. Usar o teatro como ferramenta nos ajuda a compreender os primeiros passos do poeta, suas vivências na fazenda que hoje abriga o museu. É através da produção desse projeto, que vamos dialogar com sua história e com as nossas próprias trajetórias”, avalia.

Berço de Castro Alves

Situado na antiga Fazenda Cabaceiras, no Recôncavo Baiano, o Parque Histórico Castro Alves (PHCA) ocupa uma área de 52.000m² e é reconhecido como local onde nasceu o poeta abolicionista Castro Alves. Em 1971 o espaço foi transformado em museu sobre a vida e a obra do poeta Castro Alves. O local abriga um museu, sala multimídia, biblioteca, auditório, anfiteatro, uma escola de 1º grau, uma quadra poliesportiva e jardins. A área verde também oferece trilhas, nascentes de água, um caramanchão, tudo dentro de um cenário bucólico e aprazível às margens do Rio Paraguaçu. O Parque é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac). O local é um importante complexo de interação com a comunidade, com ações voltadas à preservação da história, da memória e ao fortalecimento da identidade regional.