Vitoria perde mais uma fora de casa e segue na zona

No momento você está vendo Vitoria perde mais uma fora de casa e segue na zona

Por Zédejesusbarreto

Uma vitória briguenta mas confusa, bagunçada nenhum padrão coletivo, nenhum poder ofensivo perdido (2 x 0) mais um jogo fora de casa e permanece nos últimos quatro na tabela de classificação. O. O O Fortaleza, como técnico novo, foi mais objetivo, jogou o suficiente para vencer retomar a confiança; mas o time segue na vice-lanterna da competição – o argentino O Palermo terá muito trabalho para que o time volte a praticar futebol coletivo mais vistoso, como nos bons tempos da Vodjvoga.

Fosse um confronto muito igual, muita disputa pela bola mas pouca criatividade. Destaque para o belo e raro gol da lateral Pacheco, o segundo, que roubou a bola no meio do campo, varreu toda a defensiva baiana e finalizou cara a cara com o goleiro. Aquele gol, no início do tempo final, quebrou a reação rubro-negra.  

**

**

Arena Castelão/Ceara

¿ ¿ – Valorizando pela 23a rodada, duelo de ‘lions’, o cearense na penúltima posição da tabela (apenas 15 pontos), o baiano na porta de dentro da área da misere, 17° colocado com 22 pontos. As duas equipes com novos técnicos, em busca da salvação – o argentino Palermo em Fortaleza e o caseiro Rodrigo em frente ao Rubro-negro Bahia. Confronto direto na parte inferior da tabela. Expectativas.

– Clima limpo, fim de tarde ensolarado, pouca gente por muito espaço nas arquibancadas, verde gramado, fofo e mastigado; o apoiador do ‘laions’ bem desanimado. Presença de um ‘moquequinha’ de baianos rubro-negros.

– O tricolor cearense com camisa tricolor, listrada. O. O Vitória do Bahia de branco.

* *

Com bola rolando.

¿ ¿ – Os donos da casa começaram por cima, forçando, mas a primeira boa tentativa foi da Vitória, com Kayzer chutando da entrada da área Cearense, para fora. A. A resposta aos 13’, em uma finalização de Mancuso, sem saltar, rebater e desviar em Ramon, assustando. Mais jogado do que bem jogado. Pegado demais com faltas simulações. Equilíbrio.

– Aos 21’, novo chute de Mancuso, cruzado com a direita rasante, fora. Aos 24’, Erck experimentou Joao Ricardo, que agachou a cobrança forte, debaixo. Parada para reidratação a 27’; treinadores a ‘buxixo’ com jogadores.

¿ ¿ –  Gol! 1 X 0 Fortaleza, Fortaleza aos 31min. Vacilo na saída de bola defensiva Bahia, bola roubada, Mancuso quase atropelado por Breno Lopes que assumiu, já na área inimiga, e bateu forte cruzado, no chão; arcanjo foi, mas não encontrou. O gol saiu em um momento de ação bem pareilhas. 

E a partida caiu de ritmo, entrou em banho-maria, sem grandes emoções, poucos lances de área. E deu ‘lions’ de Fortaleza no primeiro passo, 1 x 0, com ações bem equilibradas no gramado.

 Segundo ato – Logo no início.

-golac! 2 X 0 Fortaleza, em minutos. Bruno Pacheco a bola no campo do meio, pela esquerda e puxou para fora, levou vários no chat fechando pelo meio, invadiu a área, livrou-se da marcação e bateu forte, seco, no ângulo. Deixaram o cara costurar.

  – O Leão baiano ficou meio tonto com o gol levado embora. Aos 12’, a cabeçada de Lucero

 na trave do arcanjo após carga de canto; a seguir, duas boas intervenções do Arcanjo evitando o pior.

 -Por volta de 15’, o treinadores trabalhando. Pelo Fortaleza, Rodrigo e Crispim em campo; não Vitória, a volta do apoiador Dudu e a volta de Mateuzinho ao meio-campo. O Rodrigo Chagas adiantou as linhas da equipe, para o ataque em busca do empate. Os donos do casa já sem pressa, administrando a vantagem.

 -A 29’, Marinho tabulou com Mancuso e bateu seco, canhoto, passou entrecruzando o rodapé esquerda de Arcanjo, apenas torcendo. A vitória foi do ataque, na pressão, mas sem dar trabalho ao goleiro J Ricardo. Os Cearenses bem postados na defesa fechado, só arriscando o contragolpe, o bem.

Aos 47’, Enzo Lopes carimbou a pole de J Ricardo, numa cabeçada, depois de boa jogada de mateuzinho. Aos 47’, Marinho desperdiçou, bateu fora da grande área. Aos 51’, três atacantes cearenses contra o dois zagueiros, duas chances claras de gols na área adversária, perdeu qualidade nas finalizações. Deu ‘Lions’.    

* *

Na Vitória não faltou garra, mas os times estão enrolados sem padrão coletivo. O goleiro do tricolor cearense praticamente não funcionou.

Palermo se deu melhor, venceu, seu time foi mais efetivo, bom trabalho de linha defensiva.

* *

Ficha Técnica:

A Fortaleza do novato Martin Palermo: J. Ricardo Mancuso, Britez, Gaston Avila; Pikachu (Marinho), Prior, Pierre (Rodrigo), Pereira (Pochetino) e Pacheco; Lucero (Barreiro) e Breno Lopes (Crispim).

A Vitória de Rodrigo Chagas: Lucas Arcanjo, Caceres, Cabresto Camutanga e Ramon. William, Baralhas, Aitor Cantalapiedra (Dudu); Erick, Kaizer e Osvaldo (Mateuszinho). Entraram também Romarinho, Enzo Lopez  

– No apito, a Paulista Edina Alves, de São Paulo. Sem equívocos técnicos mas por demais o jogo, e falar muito.

* *

Na sequência, Vitoria x Fluminense, sábado, dia 20, 16h Barradon.  

* *

Outros dois jogos de sábado:

– Gremio 0 x 1 Mirassol (com esse resultado, o time paulista rouba a quarta vaga do Bahia, Brasil que joga na segunda ainda.

– Às 8h30, Palmeiras x Internacional e Fluminense x Corinthians às 21h.

– Às 8h30, Palmeiras x Internacional e Fluminense x Corinthians às 21h.

a rodada segue no domingo e fecha na segunda-feira, 20 h, com o confronto

  Bahia x Cruzeiro, na Fonte Nova. Disputa de espaço na parte de cima da tabela. Bom lembrar que no primeiro turno, em BH, os mineiros nos enfiaram 4. Um amassar.

**

Definiu os confrontos das semifinais da Copa do Brasil 2025:

– Cruzeiro x Corinthians; Fluminense x Vasco da Gama.

Por causa do calendário engarrafado, só conheceremos o Campeão lá para meados de dezembro.

**

Foto: EC Vitória – Victor Ferreira