Hospitais Universitários na Bahia realizam cerca de 3.500 atendimentos no maior mutirão da história do SUS

  • Post category:SAUDE
No momento você está vendo Hospitais Universitários na Bahia realizam cerca de 3.500 atendimentos no maior mutirão da história do SUS

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) e a Maternidade Climério de Oliveria (MCO), ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e vinculados à Rede Ebserh, realizaram 3.499 procedimentos em pacientes de todo o estado, no último sábado, 13. A iniciativa integra o esforço nacional “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” e contou com a participação dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil. A ação simultânea superou a marca dos 34 mil procedimentos em todo o País, sendo o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), até então.

O número de atendimentos desta segunda edição do Ebserh em Ação cresceu quase 120% em relação à primeira edição, realizada em julho passado, quando, juntas, as duas unidades registraram 1.600 atendimentos. Na edição do último sábado, no Hupes-UFBA/Ebserh foram 1.744 atendimentos, sendo 1.694 exames especializados e terapias e 50 cirurgias eletivas. A MCO-UFBA/Ebserh contribuiu com um total de 1.755 procedimentos, sendo 1.471 exames, 280 consultas e quatro cirurgias.

“O Hupes-UFBA/Ebserh vem participando dos mutirões do Ebserh em Ação com números expressivos que retratam um avanço na qualidade do atendimento à população. Nesta edição do mutirão, que é a maior edição da história do SUS, realizamos atendimentos em cirurgias e exames de laboratório e de imagem. Esses mutirões reforçam os compromissos da Ebserh com a sociedade, que são expandir o atendimento e contribuir ativamente com formação qualificada dos profissionais de saúde”, destacou o professor José Valber Meneses, superintendente do Hupes-UFBA/Ebserh.

Para Sinaide Coelho, superintendente da MCO-UFBA/Ebserh, o Dia E representa uma forma de ampliar o acesso da população à saúde pública de qualidade, além de capacitar estudantes e residentes que atuam na maternidade. “O mutirão é para pensarmos no cenário de saúde da população, no nosso processo de ampliar acesso, de você dar melhores condições de ampliação de atendimento à saúde da população. Então, não só amplia o acesso ao SUS, mas forma muito melhor e de forma mais qualificada os nossos profissionais”, disse Sinaide Coelho.

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas

O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos(as), reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.

Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstra o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e a Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e a especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro. 

Esforço nacional

Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh promoveu mais de 34 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.

Sobre a Ebserh

O Hupes-UFBA e a MCO-UFBA fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.